Programa Médico da Família Ceará é aprovado na AL-CE
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Programa Médico da Família Ceará é aprovado na AL-CE

2018-12-18 01:30:00

A Assembleia Legislativa (AL-CE) também aprovou ontem a criação do Programa Médico da Família Ceará, que tem o objetivo de estimular a qualificação de profissionais de Saúde no âmbito da atenção primeira à saúde. A matéria chegou na Casa na última quinta-feira, 13.

 

O projeto é uma tentativa de compensar a ausência de atendimento após Cuba deixar o programa Mais Médicos em todo o País.

 

Conforme informações divulgadas ontem no site do Governo do Estado, após a saída de 450 médicos cubanos que atuavam no Estado, edital do Ministério da Saúde conseguiu repor 282 profissionais, restando 168 sem reposição, o equivalente a 37% das vagas descobertas nos municípios.

 

Conforme a mensagem enviada pelo Governo do Estado, o novo programa pretende instituir "práticas de promoção à Saúde, por meio de ações de ensino, pesquisa extensão", incluindo trabalhos práticos nas comunidades.

 

Uma vez aprovado, o projeto terá execução e desenvolvimento das ações referentes ao programa coordenados pela Secretaria da Saúde e pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

 

MEDIDAS

O Programa Médico da Família Ceará buscará criar mecanismos que reduzam situações de vulnera-bilidade e os riscos à saúde da população, estabelecendo a equidade e o controle social na gestão das políticas públicas.

 

 

TAGS