Para Francisco Teixeira, transposição do rio São Francisco é uma das prioridades
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Para Francisco Teixeira, transposição do rio São Francisco é uma das prioridades

2018-12-27 01:30:00

Entre as prioridades elencadas pelo titular da Secretaria dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, no que diz respeito a investimentos federais para a próxima gestão está a conclusão das obras da transposição do rio São Francisco, que conforme ele estão 98,5% prontas. Teixeira cita também a continuidade de investimentos nas obras do Cinturão das Águas (CAC), que viabilizam o transporte dos recursos hídricos da transposição à Capital.

"O projeto primordial para nós é a conclusão do projeto São Francisco, o próprio governo Temer fez esforços para concluir as obras. Acreditamos que o novo governo devera dar maior celeridade para essa água chegar ainda no primeiro trimestre do próximo ano", estima.

Em reunião em Brasília no último dia 5 com o governador Camilo Santana, o ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade garantiu a liberação de mais de R$ 43 milhões para a continuidade das obras do CAC. Conforme o titular da SRH, o trecho emergencial de 53 km já esta pronto para receber as águas do Velho Chico e a expectativa é a continuidade de investimentos para conclusão dos 150 km previstos no projeto.

"Vamos continuar pleiteando a inclusão do ramal do Salgado, que é um outro braço do projeto São Francisco, nas obras prioritárias do Governo Federal", afirma Teixeira. Conforme ele, a conclusão permite que a água acesse o Rio Salgado em Lavras da Mangabeira, bem mais próximo do Açude Castanhão, o que resultaria menor perda na transferência da água.

 

TAGS