PUBLICIDADE

Livro sobre integração da América do Sul é lançado

01:30 | 11/12/2018
O livro "Direito à Integração Democrática na América do Sul", escrito pelo cearense André Brayner, será lançado hoje, às 19 horas, no Centro Cultural Dragão do Mar. A publicação é produto do mestrado em Direito Constitucional, da Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

Na obra, é traçada uma análise sobre as tentativas anteriores de integração do continente, como a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), até chegar à União de Nações Sul-americanas (Unasul), o mais recente bloco regional.

 

Por meio de discussões políticas e jurídicas, Brayner investiga as proximidades entre esses países, como os processos de independência colonial e as peculiaridades constitucionais.

 

Como exemplo, ele cita a mudança na Constituição venezuelana, que passa a ter cinco poderes (além do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, o Eleitoral e o Popular), ao invés de três. Também lembra que a Colômbia adotou um tribunal indígena, para que estes possam legislar de acordo com seus próprios valores e costumes.

 

TAGS