Com votação quase unânime, Antônio Henrique será presidente da Câmara 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Com votação quase unânime, Antônio Henrique será presidente da Câmara

2018-12-04 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

O vereador Antônio Henrique (PDT) foi eleito ontem para presidir a Câmara Municipal pelo próximo biênio, substituindo o correligionário Salmito Filho, eleito deputado estadual. Em uma votação com chapa única e todos os vereadores presentes, o ex-secretário da Regional 3 contou com o apoio de 42 dos 43 parlamentares. Apenas Márcio Martins (Pros) se absteve.

[SAIBAMAIS]

Além de Antônio Henrique, a mesa diretora conta com Adail Júnior (PDT) como vice-presidente, Raimundo Filho (PRTB) na 2ª vice-presidência e Gardel Rolim (PPL) como 3º vice-presidente. Idalmir Feitosa (PR) continua na 1ª secretaria, enquanto a 2ª e 3ª secretarias serão assumidas por Ziêr Férrer (PDT) e Lucimar Martins, a Bá (PTC). Como vogais, ou suplentes estão Márcio Cruz (PSD), Casimiro Neto (MDB) e John Monteiro (PDT).

 

Em seu terceiro mandato como vereador, Antônio Henrique afirma que o objetivo para o próximo biênio é "dar continuidade a esse excelente trabalho que o vereador Salmito Filho vem realizando e colocar os ajustes necessários que porventura deve ser ajustado".

 

Entre as prioridades, estará a discussão e aprovação do novo plano diretor para Fortaleza 'que esteja alinhado aos atuais interesses e necessidades da cidade". "Queremos que a atualização do plano diretor aconteça de forma dialogável, com toda a sociedade", explica ele.

 

Outras ações que pretende conduzir a partir de janeiro, quando a nova mesa diretora assume, são a revisão na lei orgânica do Município e no regimento interno da Casa.

 

Única abstenção na votação, o vereador Márcio Martins afirma que a atitude foi "um protesto e uma sinalização que vou estar observando muito de perto a nova gestão da mesa diretora". O Pros, que conta com três vereadores na Casa, reivindicava a 1ª secretaria da Câmara para Julierme Sena. "O presidente Antônio Henrique, ao contrário do que eu achava, nos decepcionou profundamente quando não cumpriu a proporcionalidade das bancadas", explica Martins.

 

Segundo o parlamentar, a ausência de um vereador do Pros na nova mesa diretora é uma retaliação motivada pela criação de um bloco partidário, anunciado na última quinta-feira, 29, e encabeçado pelo Pros. O bloco foi desfeito após o anúncio oficial da candidatura de Antônio Henrique. "Na verdade, o bloco partidário no fundo ajudou ele, porque o bloco partidário tirou a possibilidade de um outro candidato que tivesse uma postura diferente se candidatasse", opina Martins. "O próprio Antonio Henrique, para poder acomodar todo mundo, infelizmente dá a vaga que é do Pros para o outro partido" critica o vereador.

 

O presidente eleito nega retaliação. "O que houve foi um consenso de todos os vereadores, entendendo que a mesa diretora que foi hoje apresentada e eleita é uma mesa que irá fazer um excelente trabalho para a Cidade", explicou.

 

Martins disse que o objetivo agora é "fazer uma oposição qualificada, inteligente". Ele agora busca apoio para iniciar o próximo biênio como líder da bancada de oposição. Segundo ele, além dos vereadores do Pros, também já haveria o apoio de Plácido Filho (PSDB), restando conversar com os dois vereadores do PT.

 

Com a eleição da nova mesa diretora, as articulações se voltam para a composição de comissões. A expectativa é que a base aliada do prefeito Roberto Cláudio deve reivindicar maior peso em comissões, como a do Orçamento, a da Legislação e a do Plano Diretor. Didi Mangueira (PDT), um dos que cobiçavam a presidência da Câmara, afirmou ter colocado o nome à disposição do partido e "e disse que tinha preferência pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)". Antônio Henrique, contudo, afirmou que essa discussão deverá ficar para janeiro de 2019.

 

BASTIDORES da eleição

 

Dos pré-candidatos pedetistas à presidência que retiraram a candidatura, apenas Adail Júnior irá compor a nova mesa diretora, novamente na 1ª vice-presidência.

 

Antônio Henrique preferiu discursar apenas após o resultado da eleição. Na tribuna, citou o cantor cearense Belchior, falou sobre a própria trajetória e se emocionou ao falar dos pais, da esposa e do filho. Ele também proferiu elogios a Salmito Filho e ao prefeito Roberto Cláudio.

Luana Barros

TAGS