Camilo articula-se para definir nova equipe; secretários ainda desconhecem
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Camilo articula-se para definir nova equipe; secretários ainda desconhecem

2018-12-18 01:30:00
NULL
NULL

Uma semana após anunciar corte de seis secretarias para o seu segundo mandato, o governador Camilo Santana (PT) mantém silêncio sobre os nomes que podem compor essa nova estrutura. Nos bastidores, porém, o clima é barulhento: ontem, enquanto a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) estendia sessão até o início da noite para votar as mudanças, o petista se reunia com atuais secretários e com políticos para discutir o próximo Governo.

 

A agenda apertada fez o governador cancelar a presença na cerimônia de entrega da Medalha Boticário Ferreira ao deputado estadual eleito Salmito Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, marcada para ontem. Camilo viajou para Brasília, onde terá reuniões em alguns ministérios e deve se encontrar novamente com o presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB).

 

Os atuais secretários, quando perguntados sobre a nova estrutura, afirmam que nada foi anunciado, mesmo internamente, pelo governador. "Não faço ideia de quando ele vai tratar desse assunto conosco", admitiu Artur Bruno, titular da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema).

 

Nem isso impede o vazamento de alguns nomes prováveis, a começar pelos titulares que devem continuar: fala-se em Élcio Batista, atual chefe de gabinete, na Casa Civil, que absorveu os gabinetes do governador e da vice.

 

Nelson Martins, atual secretário da Casa Civil, também deve continuar no novo governo. Outro nome de confiança de Camilo, Maia Júnior, atual titular do Planejamento e Gestão, também é cotado para continuar, inclusive com posição mais importante, como na pasta de Desenvolvimento Econômico, que será fortalecido.

 

Ao O POVO, Maia afirmou que até o presente momento não foi convidado para nenhum cargo e que mantém "posição pessoal" de sair no dia 31 de dezembro.

 

Outro nome especulado para compor o segundo mandato de Camilo é o da auditora Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba, que comandaria a Secretaria da Fazenda. Ela responde a perfil técnico e "meritório" que o petista tem defendido. A reportagem apurou que o nome de Pacobahyba foi bem recebido entre servidores da Sefaz e também nos setores empresariais.

 

Empresário recém-filiado ao partido Novo, Geraldo Luciano elogia a auditora. "Eu a conheço e tenho uma excelente impressão dela, é uma pessoa bastante qualificada do ponto de vista técnico. Nos contatos que tive com ela, percebi que é uma pessoa que sempre defendeu o interesse público", afirmou. A reportagem não conseguiu falar com Pacobahyba.

 

TAGS