Articulação Política terá status de secretaria, diz deputado
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Articulação Política terá status de secretaria, diz deputado

2018-12-28 01:30:00

 

A função de Articulação Política terá status de secretaria dentro da estrutura administrativa desenhada pelo governador Camilo Santana (PT). A informação é de uma fonte que acompanha as conversas sobre a formação do novo secretariado, cujo anúncio deve ser feito hoje.

Antes prevista para se abrigar na Casa Civil, a Articulação Política ganhará autonomia, reportando-se diretamente ao chefe do Executivo.

Se confirmada, a mudança representa significativo recuo na reforma que o governo apresentou inicialmente, na qual a Casa Civil absorveria o papel também de articulação, resultando numa superpasta. O fortalecimento da Articulação Política, no entanto, foi resposta do Governo do Estado às demandas de parlamentares.

Atual ocupante da Casa Civil, Nelson Martins (PT) está cotado para assumir a Articulação. Hoje chefe de gabinete do governador, o sociólogo Élcio Batista pode suceder a Martins no cargo a partir de 1º de janeiro de 2019. Caso permanecesse na Casa Civil, a Articulação Política seria feita com o filtro do novo secretário.

A mudança na disposição dos cargos no Abolição atende, além dos pleitos dos deputados, as demandas do PT, partido do governador. Em conversas com O POVO, dirigentes petistas têm admitido que pretendem ampliar os espaços da legenda no novo governo de Camilo.

A agremiação, hoje presente em quatro pastas (Casa Civil, Cultura, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente), deseja pelo menos continuar com o mesmo número.

A reforma no secretariado, todavia, tem criado dificuldades para que o governador acomode representantes de todas as siglas aliadas.

Henrique Araújo

TAGS