Reforma do secretariado pode atingir metade das pastas
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Reforma do secretariado pode atingir metade das pastas

2018-11-01 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Com o período eleitoral encerrado e a reeleição folgada do governador Camilo Santana (PT), os nomes que devem assumir as 22 secretarias do Estado começam a ser especulados. Deputados da base aliada projetam que a mudança deve ser de 50% dos secretários responsáveis pela pasta.

Com as nomeações, o governador deve tentar atingir alguns objetivos, desde acomodar a ampla base aliada até prosseguir trazendo perfis técnicos para compor o governo.

 

No encontro de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), na última terça-feira, 30, o governador indicou apenas que devem existir modificações, mas sem confirmação de nenhum nome. "Pra mim, é um novo governo. Então um novo governo sempre terá mudanças", disse ele.

 

Nos bastidores, alguns nomes ganham força. Entre os citados, o do deputado estadual Tin Gomes, cotado para assumir a Secretaria dos Esportes. Depois de terem saído para tentar cargos eletivos, Mauro Filho e Idilvan Alencar, que comandavam as pastas da Fazenda e da Educação, respectivamente, também são cogitados para um convite do governador reeleito.

 

O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) aponta que para a nomeação de novos secretários "o governo vai ter que expandir o seu leque de oportunidade para outros partidos, já que agora foram 24 partidos coligados. Vai ter uma maior divisão de poder para a próxima gestão".

 

Entre os novos aliados, está o senador Eunício Oliveira (MDB), que não conseguiu a reeleição e pode vir a entrar no governo do petista. "O governador é um homem grato ao Eunício. Com certeza se o Eunício quiser participar de alguma pasta, ele vai atender", diz Tin Gomes (PDT).

 

Sérgio Aguiar, contudo, julga que "é remota a possibilidade" de o presidente do Senado integrar o governo através do comando de uma secretaria. Procurada, a assessoria de Eunício não atendeu as ligações até a finalização dessa edição.

 

Área mais criticada na campanha eleitoral, e a que obteve menores resultados, a Segurança não deve mudar de mãos. Comandada por André Costa, a secretaria tem um "tempo maior de maturação", segundo Aguiar. "Se ficou como secretário até agora, acredito que tenha fortes chances de continuar sendo". Tin Gomes afirma que a melhoria da área "não é questão de liderança ou de secretário", mas de apoio federal.

 

Mesmo com a especulação, o anúncio oficial dos nomes ainda não foi feito. Ele deve acontecer ainda neste ano, segundo Camilo Santana, mas sem data definida até agora. Líder do governo na Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT) disse que ainda não há como afirmar nada com certeza sobre o novo secretariado. "Eu não sei te informar nem o que ele vai mudar, se ele vai mudar. Ele não conversou nada com a gente sobre isso".

 

DEPUTADOS

A projeção é que o governador Camilo Santana chame deputados estaduais e federais para as secretarias, mirando também quem está na suplência dessa vagas.

 

 

Luana Barros

TAGS