RC diz que há consenso sobre próximo presidente da Câmara ser do PDT
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

RC diz que há consenso sobre próximo presidente da Câmara ser do PDT

2018-11-12 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

O prefeito de Fortaleza e presidente municipal do PDT, Roberto Cláudio, afirmou que já conversou com todos os vereadores que hoje exercem mandatos na Câmara Municipal "muito mais na condição de presidente de um partido do que simplesmente de um prefeito". Segundo ele, tanto parlamentares da situação quanto da oposição concordaram que o próximo presidente da Câmara Municipal deve sair da bancada pedetista.

 

"Perguntei se o critério da maior bancada valia e todos, sem exceção, entenderam que era razoável a maior bancada indicar o presidente", explicou Roberto Cláudio. A declaração foi dada durante visita a obras do Minha Casa, Minha Vida/Entidades no bairro Ancuri no último sábado, 10.

 

A legenda possui onze vereadores. Desses, seis colocaram seus nomes à disposição para a sucessão de Salmito Filho (PDT), atual presidente da Câmara, recém-eleito para a Assembleia Legislativa. Mesmo com número tão elevado de candidatos, o prefeito garante que não há desavenças na bancada.

 

"Tem complicação não, tem desejos naturais", afirma. "Há um clima muito tranquilo, muito sereno, de muita amizade e de muita consciência de que a Casa precisa de alguém que tenha liderança interna e que tenha respeito fora da Casa", aponta.

 

Os nomes apontados como candidatos são Adail Júnior, Antônio Henrique, Didi Mangueira, Elpídio Nogueira, Iraguassu Filho e Renan Colares. Até o momento, nenhum deles declinou da candidatura.

 

Roberto Cláudio afirma que não irá indicar ninguém. "Eu não tenho essa pretensão", desconversa. "Claro que eu vou dar meu palpite também, vou dar minhas opiniões, mas tem que ser um nome que seja natural para liderar a Casa e a bancada", acrescenta.

 

A participação de Salmito Filho deve ser fundamental para a escolha do candidato. Na Câmara, há a expectativa de um possível apoio dele a alguma das candidaturas da legenda, contudo ele ainda não se manifestou sobre o assunto. A eleição está marcada para o dia 3 de dezembro.

 

Deputado estadual eleito, Salmito esteve nos últimos dias em Bogotá, na Colômbia, para a conferência organizada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina. Com o retorno dele e do prefeito, que estava em Bangkok, na Tailândia, para conferência da Organização Mundial de Saúde, a previsão é que a decisão do nome para a presidência da Casa ocorra ainda nesta semana.

  

3/12 é a data agendada para a votação que elegerá o próximo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

 

Candidatura 

 

APÓS DEIXAR o comando da Secretaria Regional 3, o vereador Antônio Henrique é apontado como um dos nomes mais fortes na disputa. "O meu nome está posto por mim, porque tenho interesse, mas muito mais por colegas vereadores da Casa do que mesmo uma coisa que eu estou defendendo", afirmou o vereador em entrevista ao O POVO no último dia 8.

TAGS