PT tem reunião com presidente do PDT hoje, diz Guimarães
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

PT tem reunião com presidente do PDT hoje, diz Guimarães

2018-11-28 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1][FOTO2]

Dirigentes do PT se reúnem hoje com o presidente do PDT, Carlos Lupi, em Brasília, às 9 horas. A pauta do encontro, segundo lideranças petistas, é a formação de um bloco de oposição ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) no Congresso.

 

Deputado federal reconduzido para a Câmara, José Guimarães afirma que a conversa com Lupi deve se concentrar na organização desse grupo.

 

Nas últimas semanas, pedetistas como o senador eleito Cid Gomes têm se articulado para a criação de uma frente para isolar o PT, cujo candidato, Fernando Haddad, terminou em segundo lugar nas eleições presidenciais.

 

Sobre esse cerco do PDT, Guimarães afirmou que o PT, pela condição legada pelas urnas, tem "uma posição clara: defendemos a constituição de quatro grandes linhas de atuação", das quais a primeira consiste numa "ampla frente nacional em defesa da democracia" que "não pode se reduzir a esse ou àquele partido".

 

O petista acrescentou: "Não podemos ficar excluindo A ou B. Vai dar certo? Vamos apostar".

 

A segunda linha seria a mobilização popular para "derrotar a sanha liberal de Bolsonaro". E, por fim, a retomada da "campanha por 'Lula livre'" e a organização do partido para as eleições de 2020.

 

Ao O POVO, Carlos Lupi não confirmou o encontro com Guimarães e outros petistas. Em conversa por telefone, o dirigente afirmou que "pode ser que tenha (a reunião), mas não sei ainda".

 

Questionado sobre os movimentos do PDT na Câmara e no Senado ? nesta Casa, Cid tem procurado senadores como Tasso Jereissati (PSDB) a fim de consolidar um bloco ?, o presidente da sigla brizolista explicou que "esses gestos já vêm sendo costurados há algum tempo".

 

Eles incluiriam, contou Lupi, PCdoB, PSB e outras legendas. "É um processo em evolução. Vamos ter votações importantes no Congresso, e ninguém quer ficar submetido à liderança do PT."

 

Ex-governador do Ceará, Cid já calculou que o grupo no Senado reuniria até 17 parlamentares, distribuídos entre cinco legendas ? PDT, Rede, PSB, PRP e PPS.

 

Em conversa com O POVO há uma semana, o senador eleito considerou que esse blocão, "se chegar a um número que se aproxime de 41 senadores, é possível a gente pensar na apresentação de uma candidatura" à presidência do Congresso.

 

Perguntado se a frente eliminaria o PT, Cid avaliou que o grupo "exclui quem age como oposição sistemática ou situação automática".

 

Além da possível reunião com Carlos Lupi, Guimarães também informou que mantém encontros com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). O objetivo é discutir esse grupo de oposição no qual o Nordeste teria papel fundamental.

 

Henrique Araújo

TAGS