Juíza Gabriela Hardt fica na Lava Jato até abril
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Juíza Gabriela Hardt fica na Lava Jato até abril

2018-11-23 01:30:00

A juíza Gabriela Hardt, que herdou os processos da Operação Lava Jato do ex-juiz federal Sérgio Moro, informou que fica no comando da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba até 30 de abril de 2019.

 

A magistrada respondeu a uma manifestação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nos autos da ação penal do sítio de Atibaia, em que o petista é réu por suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula questionava quem seria o seu julgador após a ida de Moro para o Ministério da Justiça de Bolsonaro.

 

"Esta magistrada foi designada para responder pela titularidade plena da 13ª Vara Federal de Curitiba no período de 19 de novembro de 2018 a 30 de abril de 2019, segundo comunicação recebida no dia 19 de novembro de 2018 na caixa de correio eletrônico desta unidade, sendo portanto a responsável pela tramitação dos feitos relacionados à Operação Lava Jato até 30 de abril de 2019 ou até ulterior designação", afirmou a juíza.

 

A ordem que mantém Gabriela na cadeira que foi de Moro até 30 de abril é do desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, corregedor regional da Justiça Federal da 4ª Região. A defesa de Lula havia pedido que o corregedor fosse acionado para informar quem seria o responsável pela 13ª Vara Federal de Curitiba após a saída de Moro.

 

O ex-juiz foi exonerado na segunda-feira, 19, após alguns dias de férias. A saída de Moro deixa vaga a cadeira de juiz da Lava Jato.

 

Na mesma segunda, 19, os advogados de Lula se manifestaram à Gabriela. A defesa informou à juíza que uma portaria editada pelo corregedor havia designado a magistrada para processar e julgar os processos distribuídos à 13ª Vara Federal, com exceção daqueles ligados à Lava Jato, entre 8 de junho e 7 de dezembro.

 

Os advogados citaram que outra portaria havia liberado Gabriela para assumir de forma plena a 13ª Vara. Ainda de acordo com a portaria, a partir do dia 19, a juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal, assumiria a 13ª.

AE

 

TAGS