FHC diz que Bolsonaro não sabe o que fazer
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

FHC diz que Bolsonaro não sabe o que fazer

2018-11-12 01:30:00

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) concedeu uma entrevista ao jornal argentino Clarín e voltou a criticar o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Na entrevista, FHC diz que Bolsonaro "tem expressões autoritárias" e afirma que não acredita que o presidente eleito saiba o que vai fazer no governo.

 

"Fui senador, ministro, presidente e, mesmo ele sendo deputado, nunca o vi. Jamais escutei a voz dele, não ouvi dizer o que pensava", disse FHC ao ser questionado sobre quais seriam as bases do governo Bolsonaro. "Não se sabe realmente o que ele vai fazer. Creio que nem ele mesmo saiba", concluiu o ex-presidente.

 

Fernando Henrique foi entrevistado durante estadia em Madri, onde participou do Foro Iberoamericano. O tucano afirmou que não considera Bolsonaro um "fascista", mas disse que o capitão reformado "representa um autoritarismo que pode ter uma base ideológica de qualquer tipo".

 

FHC considerou que a eleição de Bolsonaro foi marcada pelo medo e um 

sentimento "quase de ódio àqueles que estão no poder, ao PT especialmente". O ex-presidente atribuiu esse sentimento à insegurança popular, ao desemprego e ao impacto das redes sociais.

 

Na entrevista ao jornal argentino, Fernando Henrique comentou ainda sobre as relações entre o Brasil e o país vizinho no governo Bolsonaro. Ele fez referência à informação de que a primeira viagem de Bolsonaro como presidente seria ao Chile, algo que rompe com a tradição de outros presidentes brasileiros de ter a Argentina como destino da primeira viagem oficial.

 

"Se for interpretado como um sinal de que a Argentina não é prioritária, isso seria um equívoco", disse FHC ao Clarín. "A Argentina é um parceiro importante para o Brasil, como são a China, os Estados Unidos e a Europa", declarou. 

 

(Agência Estado)

 

TAGS