Efetividade de gestões municipais está em fase de adequação
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Efetividade de gestões municipais está em fase de adequação

2018-11-01 01:30:00
 

Os 184 municípios cearenses alcançaram em 2017 média de 0,51 no índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) ? que tem variação de 0 a 1. O dado foi divulgado ontem pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Em 2015 e 2016, a média foi de 0,54. Contudo, nos anos anteriores, somente 51 e 72 cidades, respectivamente, participaram do levantamento.

 

Conforme a Corte de Contas, a média de 0,51 dos 184 municípios enquadra-se na faixa C , ou seja, "em fase de adequação".

 

O IEGM considera informações sobre políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos gestores dos municípios em sete dimensões: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, cidades protegidas, meio ambiente e governança de tecnologia da informação.

 

Na avaliação do TCE, o IEGM pode ser um excelente indutor do aprimoramento da gestão municipal na medida em que cada um dos quesitos avaliados guarda em si uma boa prática de gestão pública.

 

O diretor de Relações Institucionais da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, avalia que é importante "conseguir essas informações de como o município se comporta, como deve ser avaliado e onde precisa mudar o que não funciona. A partir daí consegue compreender a dinâmica e se adaptar".

 

DAVID MOURA

TAGS