Bolsonaro terá três dias para esclarecer contas
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Bolsonaro terá três dias para esclarecer contas

2018-11-14 01:30:00

O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), apresente em 72 horas esclarecimentos e documentos complementares para sanear problemas na prestação de contas de sua campanha.

 

Um relatório da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TSE apontou série de irregularidades e indícios de omissão de gastos eleitorais.

 

A Asepa identificou indícios de recebimento indireto de doações de fontes vedadas, ausência de detalhamento na contratação de empresas e comprovação de serviços efetuados e informações divergentes entre os dados de doadores constantes na prestação de contas e na Receita Federal.

 

O relatório do TSE encontrou 23 falhas na documentação, entre elas a falta de um cadastro prévio da empresa AM4, que não estaria habilitada para arrecadar recursos via financiamento coletivo. A empresa não se manifestou.

 

De acordo com a área técnica do TSE, a prestação de contas de Bolsonaro informa doações às campanhas de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filhos do presidente eleito, que totalizam R$ 345 mil, mas não informou os doadores originários dos recursos.

 

"Como são detalhes técnicos, iremos apresentar ao TSE a resposta a cada apontamento. Não há nada que nos preocupe", disse a advogada eleitoral Karina Kufa, que atua para a campanha de Bolsonaro.

 

A reportagem apurou que a prioridade do TSE é o exame da prestação de conta de Bolsonaro, que precisa obedecer uma série de ritos processuais para a diplomação.

AE

 

TAGS