Após eleições, PSL e PT já traçam estratégias para 2020
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Após eleições, PSL e PT já traçam estratégias para 2020

2018-11-03 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Antagonistas no segundo turno das eleições presidenciais, PSL e PT já traçam estratégias para as disputas de 2020 em Fortaleza. Na Capital, os dois partidos começam a trabalhar de olho na sucessão do prefeito Roberto Cláudio (PDT).

 

Secretário-geral da legenda de Jair Bolsonaro no Ceará, Aldairton Carvalho afirma que, em Fortaleza, "salvo alguma alteração, o PSL deve apoiar o Capitão Wagner como candidato a prefeito" na próxima eleição.

[SAIBAMAIS] 

De acordo com o dirigente, a única condição para que esse apoio se efetive é que o PSL indique a vaga de vice na chapa, que seria encabeçada pelo parlamentar do Pros.

 

Segundo Carvalho, o resultado obtido por Bolsonaro e Wagner na capital cearense cacifa o grupo a chegar forte na briga pelo Paço Municipal.

 

"Tivemos um desempenho alto em Fortaleza. A média foi de 45% na cidade e de 20% no Interior. Então, temos um capital para explorar aí", projeta o secretário.

 

"Naturalmente, nesse processo de concorrer à Prefeitura", continua, "a cabeça do Wagner é mais previsível, pela experiência e pela votação".

 

No segundo turno da briga pela Presidência, na capital cearense, o então candidato do PT Fernando Haddad conseguiu 55,61% dos votos contra 44,39% de Bolsonaro. Na etapa anterior, porém, o pesselista terminou na frente do petista, com 34,38% contra 19,31%.

 

Deputado federal mais votado do Ceará, com 303.593 sufrágios, Capitão Wagner (Pros) já concorreu à Prefeitura de Fortaleza em 2016.

 

Dono de um assento na Assembleia Legislativa do Ceará, o militar reformado chegou ao segundo turno, mas foi derrotado pelo atual prefeito. Na eleição presidencial, Wagner fez campanha para Bolsonaro no Estado, participando de atos do pesselista.

 

Do lado petista, o diretório municipal da agremiação prepara encontros a partir da próxima segunda-feira, 5, para discutir o quadro eleitoral de 2020.

 

Presidente da sigla em Fortaleza, o advogado Deodato Ramalho informa que a executiva do partido vai manter, a partir de agora, reuniões quinzenais "com vistas a nos prepararmos para a disputa" pela Prefeitura.

 

"É importante para nós chegarmos em 2020 com bom acúmulo de discussão sobre a gestão de Fortaleza", avalia Ramalho. "Essa é a pauta que vamos conduzir a partir de agora."

 

Para ele, o PT demonstrou nas eleições "uma grande resiliência na Cidade", apesar de a campanha do partido ter sido "prejudicada pelos Ferreira Gomes", considerados por Ramalho "aliados inconstantes".

 

O presidente diz ainda que a "votação expressiva de Haddad na Capital, para 2020, é muito relevante". E destaca a bancada garantida na Câmara dos Deputados. "Fica claro para os agentes políticos que o PT continua tendo uma preferência política, apesar de tudo que enfrentamos recentemente."

 

Outro grupo que chegará robusto em 2020 é o do próprio prefeito Roberto Cláudio, cujo ex-chefe de gabinete, o advogado Queiroz Filho (PDT), elegeu-se deputado estadual com 103.943 votos.

 

Filho foi o segundo candidato mais bem votado para a Assembleia Legislativa, atrás apenas de André Fernandes, do PSL, que recebeu 109.742.

 

O PDT, sigla com a maior bancada na AL-CE na próxima legislatura, fez 14 parlamentares. Entre eles, o atual presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Salmito Filho, e o deputado Sérgio Aguiar.

 

Henrique Araújo

TAGS