"A OAB-CE foi usada como trampolim para cargos", diz Regina Jansen
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

"A OAB-CE foi usada como trampolim para cargos", diz Regina Jansen

2018-11-23 01:30:00

Candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Regina Jansen critica aparelhamento da entidade, que, segundo ela, seria usada como trampolim para obtenção de "cargos políticos e cargos em tribunais".

 

Jansen foi a terceira entrevistada pelo editor da Rádio O POVO/CBN Ítalo Coriolano, no programa "Live Política", no Facebook. Até agora, passaram pela sabatina os postulantes Luiz Antonio Lima e Roberta Vasques, vice-presidente da Ordem.

 

Ainda falta Erinaldo Dantas. Nome apoiado pelo atual presidente da OAB, Marcelo Mota, o advogado preside a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace).

 

De acordo com Jansen, "o grande problema da OAB-CE, infelizmente, foi ter se desvirtuado do seu caminho, e as pessoas que estavam à frente (da presidência) passaram a se preocupar com um grupo pequeno" para se beneficiar.

 

Hoje à frente da Comissão de Direito Previdenciário, a advogada criticou a gestão de Mota, classificada por ela como centralizadora e omissa. "Um presidente da OAB tem que ter compromisso com a advocacia e a Constituição", disse. "Quando você não vê a atuação efetiva, a OAB está deixando de zelar pela Constituição, e o meu compromisso é com a Constituição."

 

Na entrevista, a candidata de oposição também atacou a adversária Roberta Vasques, responsável pela coordenação das 67 comissões temáticas existentes na entidade.

 

"Era pra nós estarmos fervendo de demandas, mas você não vê isso. Você vai contar nas pontas dos dedos as comissões que fizeram algum trabalho", avalia.

 

Sobre a postulação de Vasques, Jansen afirmou que não se trata de um projeto verdadeiramente de oposição. "Não tem como acreditar numa conversa dessas. São pessoas que se revezam no poder. Nesses 20 anos (de OAB-CE), é uma dança das cadeiras."

 

E acrescentou: "Tenho orgulho de dizer que não venho apadrinhada por nenhum cardeal da política 'oabeana'".

 

Questionada a respeito da aliança entre a vice-presidente e o ex-candidato Edson Santana, que renunciou para apoiá-la, Jansen disse que é um projeto "de poder pelo poder".

 

Entre as principais propostas da candidata, estão a criação de um plano de saúde para a advocacia, a facilitação para o pagamento da anuidade da entidade e a interiorização da gestão da OAB-CE.

 

"Nós formamos uma chapa com representatividade do Interior. Por isso temos conselheiros de Juazeiro, Sobral, Aracati, Icapuí. Precisamos ter um braço do Interior nessas discussões", defende.

 

A eleição para a presidência da seccional do Ceará está marcada para o dia 28 deste mês, no Centro de Eventos do Estado, das 8h às 16 horas. Podem votar todos os associados em dia com o pagamento da anuidade, cujo prazo de quitação se encerrou no último dia 29 de outubro.

 

No dia da votação, o advogado precisa portar o cartão da Ordem ou a carteira de identidade profissional. Caso não esteja com nenhum dos dois, pode apresentar um dos documentos a seguir: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou passaporte.

Henrique Araújo

 

 

SERVIÇO

 

Quando: Hoje, sexta-feira, às 14 horas, último o sabatinado da série de entrevistas do O POVO Online será o candidato Erinaldo Dantas.

A entrevista será transmitida pelo Facebook na página do O POVO Online, às 14 horas, com duração de cerca de 40 minutos.

A eleição da OAB-CE ocorrerá no dia 28 deste mês, das 8h às 16 horas, no Centro de Eventos do Ceará.

 

 

TAGS