TRE-CE divulga orientações a mesários para o segundo turno
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

TRE-CE divulga orientações a mesários para o segundo turno

2018-10-24 01:30:00

O Tribunal Regional do Ceará (TRE-CE) divulgou um ofício sobre como os mesários devem se portar diante de possíveis problemas relacionados às urnas nas votações deste domingo, 28 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno.

 

O desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, corregedor regional eleitoral, despachou a todas as zonas eleitorais do Ceará, o ofício-circular 76/2018. O documento reúne orientações a mesários e outros voluntários deste pleito.

 

No ofício, Haroldo recomenda que, diante do surgimento de alguma irregularidade nas urnas eletrônicas, os presidentes de mesa nas seções eleitorais devem estar aptos a sanar dúvidas e dificuldades relatadas pelo eleitor.

 

Ele reforça que a orientação do presidentes de mesa deve ocorrer sem comprometer o sigilo do voto e antes de concluído o ato de votar. Ainda no ofício, o corregedor orienta a registrar todas as ocorrências em ata, conforme disciplinado no art. 108, V, da Resolução TSE n.º 23.554/2017".

 

No caso de o presidente da mesa não conseguir solucionar a ocorrência registrada, a corregedoria aconselha pedir ajuda ao auxiliar de eleição. se ainda houverem indagações, o corregedor afirma ser necessário o comparecimento de um juiz eleitoral no local de votação.

 

Em meio ao esforço do Tribunal Superior Eleitoral em defender a segurança das urnas eletrônicas, a Corte informa que 2,4 mil urnas apresentaram problemas no primeiro turno em todo o Brasil. O número representa 0,46% do total de urnas na eleição. A quantidade de máquinas defeituosas foi 54,5% menos que nas eleições presidenciais de 2014.

 

O Tribunal também já manifestou preocupação com o volume de fake news que levantam questionamentos sobre a confiabilidade das urnas. Em sua página oficial, o TSE destaca que, "até o presente momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as Eleições 2018 foi confirmada ou comprovada".

 

Caso o eleitor identifique algum problema na urna após ter votado, ele poderá fazer a denúncia pelo aplicativo Pardal, da própria Justiça Eleitoral, até ás 19 horas do dia 28/10. Ademais, já foi disponibilizada nas lojas virtuais (Play Store e AppStore). Quem já tem o app no celular, deverá atualizar a versão.

 

DAVID MOURA

TAGS