Sucessão de Salmito abre disputa com cinco nomes na Câmara
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Sucessão de Salmito abre disputa com cinco nomes na Câmara

2018-10-18 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1] 

"A eleição para a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza nunca esteve tão concorrida". É o que se ouve nos bastidores da Câmara Municipal. São cinco nomes colocados para a sucessão do presidente Salmito Filho (PDT), que se elegeu para uma das cadeiras na Assembleia Legislativa no início de outubro.

 

No jogo de convencimento da base do prefeito Roberto Cláudio (PDT) estão os pedetistas Elpídio Nogueira, Antônio Henrique, Didi Mangueira e Adail Júnior. Correndo por fora, Gardel Rolim, do PPL.

 

O consenso entre os vereadores é que um pedetista se mantenha na presidência da Casa por ser o partido com o maior número de parlamentares. Elpídio, que foi secretário de direitos humanos e desenvolvimento social na Capital, retornou ontem à Câmara. O discurso é de candidato.

 [FOTO2]

"Obviamente, como todos os vereadores do PDT, a gente coloca o nosso nome à disposição. Trago comigo uma experiência de participar de várias mesas, de ter um bom relacionamento com os nossos companheiros vereadores. Tenho plenas condições de dar continuidade e de fazer uma inovação na nova Câmara", prometeu.

 

Aproveitando o último encontro de despacho com o prefeito, antes de entregar o cargo, o vereador admitiu ao O POVO que iniciou as tratativas com o chefe do Executivo municipal por apoio à intenção de presidir o parlamento. Elpídio também buscará a força de Salmito.

 

Defendendo o continuísmo da política adotada pelo atual presidente Salmito, Antônio Henrique, que também retornou aos trabalhos ontem ao parlamento após quase dois anos à frente da Regional III, demonstrou interesse na disputa, e se apresentou: "vai ter essa eleição da nova mesa e vamos estar aqui para participar, como eleitor ou, quem sabe, como candidato".

 

Trabalhando pelo palanque de Salmito entre os 43 vereadores, Antônio Henrique não poupou elogios ao deputado estadual eleito. "O presidente Salmito vem conduzindo a Câmara de uma forma bem transparente. A Câmara está dando conta do recado. O principal desafio é manter o trabalho como vem sendo feito".

 

Elpídio e Henrique, conforme O POVO apurou, são os que despontam com mais força na corrida eleitoral interna. Do baixo clero no PDT, Didi Mangueira (PDT) corre por fora, assim como o governista Gardel Rolim.

 

Como há preferência do PDT na presidência da Câmara, o próprio Rolim parlamentar admite a dificuldade de estar entre os preferidos da base de RC. "Obviamente qualquer vereador fica grato de ter o seu nome lembrado, mas nesse momento há uma construção dentro do PDT que é a maior bancada da Câmara", lembrou.

 

Depois de oito anos como vice-presidente da Câmara, Adail Júnior também mostra interesse na disputa que se abriu com a saída do atual presidente. "A gente está aí há quase oito anos na primeira vice. Agora as negociações começam essa semana, vendo a disposição dos partidos, dos vereadores num contexto geral".

 

INOVAÇÃO

Na manhã de ontem, houve a apresentação do projeto que cria o Distrito de Inovação voltado para a área da saúde no bairro Poranga-bussu. A proposta foi apresentada pelo médico e presidente do Instituto de Ciências Médicas (ICM) Carlos Roberto Martins Sobrinho.

 

LAGOA

Durante a apresentação, o médico defendeu a revitalização da Lagoa do Porangabussu como medida para a transforma-ção daquela área.

 

Wagner Mendes

TAGS