Ministro do TSE nega suspensão da propaganda de Bolsonaro
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Ministro do TSE nega suspensão da propaganda de Bolsonaro

2018-10-19 01:30:00

O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou ontem um pedido do senador eleito Cid Gomes (PDT) para suspender a veiculação de uma propaganda do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, em que é exibido vídeo do pedetista com duras críticas ao Partido dos Trabalhadores.

 

Em ato político a favor da candidatura de Fernando Haddad (PT), realizado em Fortaleza, Cid disse que o PT deveria fazer uma autocrítica e assumir que fez "muita besteira" para não "perder feio" de Bolsonaro.

 

O pedetista foi vaiado pela plateia, que começou a gritar o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato.

 

Cid Gomes alegou ao TSE que, da forma como está sendo veiculada, a propaganda "passa a falsa imagem" de que o senador eleito "estaria declarando apoio ao candidato Bolsonaro, quando na verdade nem de longe isso seria verdade".

 

Alegando questões processuais, Salomão concluiu que Cid Gomes não tinha legitimidade para apresentar a representação contra a propaganda de Bolsonaro, já que Cid Gomes disputou a eleição para uma cadeira do Ceará no Senado Federal e já foi eleito , enquanto Bolsonaro disputa o segundo turno das eleições presidenciais.

 

"Assim, penso que carece de legitimidade ativa o representante (Cid Gomes) para ajuizar a representação, porquanto assume condição jurídica de candidato eleito em circunscrição diversa pela qual os representados (Jair Bolsonaro, e sua coligação "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos") concorrem ao pleito. Ante o exposto, julgo extinta a representação, sem resolução do mérito", concluiu Salomão.

 

Na última quarta-feira, Cid Gomes publicou vídeo em sua página no Facebook, onde, além de apoiar Haddad, também criticou uso das imagens do bate-boca na propaganda de Jair Bolsonaro (PSL).

 

"Com tudo o que penso e diante de tudo que falei, não é correto o que fez o outro candidato usando imagens minhas editadas sem minha autorização. Que não fique nenhuma dúvida: neste segundo turno, Haddad é o melhor para o Brasil. Votarei no Haddad no dia 28", afirmou no vídeo.

 

Ontem, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) se manifestou em apoio ao senador eleito. Para o prefeito, as críticas proferidas por Cid foram "verdadeiras, francas e feitas de absoluto coração". Roberto Cláudio, que também é presidente do PDT em Fortaleza, ainda defendeu que o partido será oposição em 2019 independentemente do resultado das eleições.

 

Roberto Cláudio concedeu entrevista à rádio O POVO CBN na manhã de ontem. "Para mim, é uma demonstração de coragem de dignidade e de muita clareza e respeito", defendeu. Ele também disse que o PT deve sim fazer mea-culpa e assumir os erros que cometeu durante os 13 anos de governo.

Com Agência Estado

 

TAGS