Mais de 3 mil militares reforçarão a segurança do pleito no Ceará
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Mais de 3 mil militares reforçarão a segurança do pleito no Ceará

2018-10-06 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

As tropas federais que irão atuar na Região Metropolitana de Fortaleza foram apresentadas na manhã de ontem, durante solenidade no 23° Batalhão de Caçadores. Dois mil homens integram o efetivo que irá atuar na Capital, em Caucaia e Maracanaú, além de 1.100 que já haviam se deslocado para Sobral (600) e Juazeiro do Norte (500).

 

Além de tropas com base no Ceará, o estado recebeu reforços de batalhões de Garanhuns, Recife e Petrolina. A chegada dos batalhões foi uma solicitação do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com aprovação do Governo do Estado, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Segundo o presidente da Comissão permanente de Segurança do TRE-CE, juiz Eduardo Scorsafava, o reforço atenderá municípios com mais de 100 mil eleitores. "A proposta do TRE teve em mente garantir a tranquilidade das eleições nos centros em que se verifica a maior aglomeração de pessoas", justificou. Além do Ceará, outros dez estados brasileiros recebem os reforços.

 

Scorsavafa ressaltou que as tropas federais vêm para se somar ao efetivo das polícias locais. "(O pedido de reforço) Não significa dizer que existe alguma falha no sistema local. A força federal vem no sentido de ampliar esse contingente no propósito único de garantir um ambiente de tranquilidade", diz.

 

O comandante da operação das tropas federais nas eleições no Ceará e no Piauí, general Cunha Mattos, declarou que os militares começaram a ser preparados há mais de duas semanas para o trabalho. "É uma operação de curta duração, mas é muito sensível pela sua importância", afirmou.

 

A atuação será em contato direto com os juízes eleitorais nos municípios, para nortear o melhor emprego da tropa. Caso os juízes eleitorais percebam algum incidente ou ocorram denúncias de crimes eleitorais, entretanto, primeiro serão acionadas as forças locais para dar apoio e, apenas se necessário, o efetivo federal será requisitado.

 

O tenente-coronel Jano Emanuel Marinho, chefe da Operação Eleições 2018 na Polícia Militar, também esteve presente na solenidade e informou que mais de 10 mil policiais estarão mobilizados durante o primeiro turno das eleições, com presença em todos os locais de votação do Ceará. Ele apontou a importância do reforço das tropas federais para o pleito eleitoral.

 

"A gente vê com bons olhos, são mais pessoas que vêm exatamente somar os esforços para que a gente possa garantir a democracia, que é o exercício do voto e é a vontade popular de eleger os seus representantes políticos", afirmou.

 

Luana Barros

TAGS