Facebook exclui páginas pró-Bolsonaro
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Facebook exclui páginas pró-Bolsonaro

2018-10-23 01:30:00

O Facebook removeu ontem um grupo de 68 páginas e 43 contas da rede social que, juntas, formavam a principal e mais influente rede de apoio e difusão de ideias do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro.

 

Segundo a empresa, essas páginas que pertencem a um mesmo grupo chamado Raposo Fernandes Associados (RFA) violaram as políticas de autenticidade e spam, ao criar endereços falsos e múltiplas contas com os mesmos nomes para administrar os grupos. O conteúdo compartilhado pelas páginas não teve influência sobre a decisão do Facebook.

 

Em reportagem publicada no dia 12 passado, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou que o grupo atingiu um alcance tão grande nas redes sociais que superava, em nível de interação no Brasil, a soma dos índices das páginas de famosos.

 

Feita em parceria com a organização internacional de campanhas e mobilização social Avaaz, a reportagem indicou que, num período de apenas 30 dias, os endereços alcançaram 12,6 milhões de interações no Facebook ou seja, o total de reações a postagens, comentários e compartilhamentos , ante 1,1 milhão do jogador Neymar e 442,5 mil da cantora americana Madonna.

 

A empresa que administra o grupo é a Novo Brasil Empreendimentos Digitais Ltda, de propriedade do advogado Ernani Fernandes Barbosa Neto e de Thais Raposo do Amaral Pinto Chaves. As páginas da rede são sempre identificadas com a sigla RFA na descrição. Procurados ontem depois do anúncio do Facebook, eles não responderam até a conclusão desta edição.

Agência Estado

 

TAGS