Encontro discute papel da imprensa nas eleições
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Encontro discute papel da imprensa nas eleições

2018-10-17 01:30:00

Durante aula pública "Sobre Comunicação e Eleições", a professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), Helena Martins, afirmou que o momento político exige reflexão para compreender o crescimento do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) na preferência dos eleitores. Para ela, um dos agentes para esse acontecimento é a mídia, que "desempenha um papel de construtor, arquiteto do poder político".

 

"Esse período exige simultaneamente uma tomada de posição, afirmação de determinados projetos da sociedade e posturas. Mas também exige compreensão, para a gente compreender como a gente chegou até o momento onde você tem um candidato que abertamente ataca a democracia, liderando as pesquisas", discorreu. O evento foi realizado ontem à tarde, no Centro de Humanidades da UFC.

 

A professora Glícia Pontes também palestrou no encontro e, na opinião dela, o fato de Bolsonaro ser chamado de "mito" é culpa da imprensa. Por isso, ela cobrou autocrítica da mídia. "A imprensa tem uma responsabilidade profunda que deve ser tida em todo momento. [...]. Agora é hora de se posicionar. Tem que ter editorial. Não adianta ficar em cima do muro".

 

O fenômeno recente, com a proliferação de fake news (notícias falsas) por Whatsapp, está entre os principais desafios da comunicação, na opinião de Helena. "É urgente que a gente pense a comunicação de uma maneira mais abrangente, que a gente possa promover o entendimento de que a comunicação é um direito, baseada na confiança, em esclarecimentos", comenta.

 

Glícia reforçou que o combate às fake news se passa por informar a população.

 

TAGS