Críticas à atual gestão dão tom da campanha à presidência da OAB-CE
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Críticas à atual gestão dão tom da campanha à presidência da OAB-CE

2018-10-31 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Quatro das cinco candidaturas que disputam a sucessão da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado do Ceará (OAB-CE) são de oposição ao atual chefe da entidade, Marcelo Mota. Por ordem de registro das candidaturas, disputam o posto Roberta Vasques, Erinaldo Dantas apoiado por Mota, Edson Santana, Regina Jansen e Luiz Antônio Lima. O novo presidente será escolhido no próximo dia 28.

 

Para Roberta, ex-vice-presidente da atual gestão, Mota entranhou-se "com partidos e poderes" e, por isso, se tornou candidata. Em eventual vitória, ela promete o apartidarismo da entidade. Roberta também fala em ampliação e instalação no Interior do Centro de Apoio e Defesa do Advogado e da Advocacia. Outra promessa, conforme ela, é fazer com que os desagravos dos quais advogados forem vítimas sejam julgados em 30 dias. "Esse processo dura até cinco anos".

 

Ela propõe ainda que a OAB ofereça estrutura de apoio para aconselhamento de jovens advogados sobre o primeiro escritório. Acrescentou a importância da luta contra o aviltamento dos honorários. "Não podemos permitir colegas fazendo audiência por R$ 20".

 

Edson Santana, se eleito, diz que criará programa "Meu Primeiro Cliente" em benefício do profissional recém-formado. Promete também sistema de pós-graduação gratuito. Sobre a anuidade, hoje R$ 800, sugere programa de milhagem, que gere pontuação que pode ser transformada em desconto no valor. "Em resumo, a gente pretende mudar".

 

Regina Jansen diz que é candidata graças à indicação da advocacia previdenciária. Ela já presidiu, inclusive, Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE. "Não era meu propósito concorrer, mas foi reconhecido um trabalho. Não estou com nenhum cacique 'oabeano'". Ela diz querer a OAB pautada para a advocacia, "sem conchavos e partidarismos".

 

Ela propõe plano de saúde com preço abaixo do mercado aos advogados. Acrescenta ainda parceria com lojas para viabilizar o pagamento da anuidade por meio do consumo de produtos. "Ele vai pagar a anuidade diariamente sem sentir o preço da conta". Sobre a atual gestão, avalia que o sentimento é de orfandade.

 

Concorda com Regina o candidato Luiz Antônio Lima. "Gestão fraca, desgastada pelos 20 anos à frente da instituição. Comprometida com os poderes políticos, esqueceram totalmente a defesa da prerrogativa da defesa da advocacia e da prestação de contas". Ele menciona a inserção do jovem no mercado de trabalho, a luta pelo piso salarial, contabilidade da ordem e a prestação de contas online.

 

Presidente da Comissão Eleitoral da OAB, Clara Petrola afirma que pode votar apenas quem estiver adimplente com a OAB. O prazo para esta regularização se encerrou na segunda-feira, 29. Deferimentos e indeferimentos serão julgados no próximo dia 13. O próximo presidente assumirá no dia 1º de janeiro de 2019.

 

As ligações feitas a Erinaldo Dantas e Marcelo Mota por telefone não foram atendidas.

 

Carlos Holanda

TAGS