Após viagem, Ciro será recepcionado com festa por apoiadores
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Após viagem, Ciro será recepcionado com festa por apoiadores

2018-10-26 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Depois de duas semanas em viagem pelo Exterior, o candidato derrotado no primeiro turno à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), volta hoje ao Ceará. Recebendo cerca de 13 milhões de votos, o ex-governador retorna ao Brasil e acende expectativas da campanha de Fernando Haddad (PT) para um aceno mais incisivo para a eleição de domingo, 28.

 

Em busca de uma "virada", após os institutos Ibope e Datafolha mostrarem queda na diferença das duas candidaturas, a campanha petista deve pressionar ainda mais para que o PDT convença o cearense a pedir votos para o ex-prefeito de São Paulo.

 

No entanto, a expectativa é que qualquer declaração que seja feita por Ciro ainda ocorra em tom crítico, assim como fez o ex-governador Cid Gomes (PDT) no primeiro ato pró-Haddad no segundo turno, organizado pelo governador Camilo Santana (PT).

 

O presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, disse ao O POVO que não há acertos de que Ciro fará gravações em apoio a Haddad, mas sim declarações críticas favoráveis ao petista, assim como se comportou a legenda logo após o encerramento do primeiro turno.

 

"Ele deve afirmar o repúdio a Bolsonaro e voto crítico ao Haddad", opinou o ex-ministro. A festa de recepção que ocorrerá hoje à noite no aeroporto de Fortaleza é um momento de "demonstração de carinho" e de apoio para o pleito de 2022, disse Lupi.

 

 O presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, disse que o ato "é uma mobilização dos parlamentares, amigos, para receber Ciro". "É mostrar que nós do Ceará estamos com ele e queremos reforçar que a nossa crença é no projeto que ele coordene", destacou o parlamentar reeleito.

 

Figueiredo disse também que não há a expectativa de o ex-governador gravar vídeos em apoio ao candidato do PT, já que "não se tocou nesse assunto". O evento de recepção é organizado pelo PDT, mas não deve ser o lançamento extraoficial da pré-candidatura presidencial para 2022.

 

Procurado, o coordenador da campanha de Haddad no Ceará, deputado federal José Guimarães (PT), disse não esperar aceno de Ciro após a chegada do Exterior hoje à noite. "Fica a critério dele. Eu espero ganhar a eleição no Ceará e vamos ganhar bem", disse o deputado. Ao O POVO, o parlamentar disse esperar fazer 70% dos votos no Ceará e vencer a eleição nacionalmente.

 

Wagner Mendes

TAGS