Tropas federais chegam ao Ceará no dia 5 de outubro
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Tropas federais chegam ao Ceará no dia 5 de outubro

2018-09-29 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O plano de ação das tropas federais como reforço da segurança das eleições no Ceará foi apresentado na tarde de ontem ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A Força Terrestre do Exército atuará em cinco cidades cearenses a fim de garantir que o pleito transcorra com tranquilidade tanto durante a votação quando na apuração. São elas: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.

 

A proposta foi apresentada pelo comandante da 10ª Região Militar (10ª RM), general de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, em reunião com a presença da presidente do TRE-CE, Nailde Pinheiro.

 

Em Fortaleza, o Exército empregará dois batalhões garantindo a cobertura de 17 zonas eleitorais. Um batalhão do Comando Militar do Nordeste (CMNE) atuará em Maracanaú e outro também da CMNE trabalhará em Caucaia. Juazeiro do Norte terá a presença de um batalhão da 10ª RM, assim como a cidade de Sobral. Além disso, cada juiz eleitoral contará com um oficial de ligação do Comando da 10ª RM para coordenar o emprego da tropa em cada zona eleitoral.

 

Formadas por homens vindos de Salvador, Petrolina, Garanhuns e Recife, as tropas começam a se deslocar para o Ceará a partir do próximo dia 4 de outubro. A previsão é que a concentração no Estado seja concluída no dia 5. A 24 horas do pleito, O Exército garante que as tropas já estarão prontas para operar em cada uma das cidades.

 

A solicitação de tropas federais para o pleito no Ceará foi decidida por unanimidade no TRE-CE, no último dia 22 de agosto. A decisão teve como um dos fundamentos o parecer do procurador regional eleitoral, Anastácio Tahim.

 

O procurador acionou a Corte Eleitoral após uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE) apontar, em um dos depoimentos, possível financiamento de campanha política com o dinheiro das organizações criminosas. Uma carta assinada pelo Comando Vermelho (CV), proibindo a propaganda de alguns candidatos e o voto de moradores, também pautou a solicitação do procurador.

 

TAGS