Líder, Bolsonaro tem 27% e Haddad, 21%
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Líder, Bolsonaro tem 27% e Haddad, 21%

2018-09-27 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Em nova rodada da pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) se mantém na liderança, com 27%.

 

Fernando Haddad (PT) aparece em seguida, com 21%. O pedetista Ciro Gomes tem 12% e Geraldo Alckmin (PSDB), 8%.

 

Em relação ao levantamento do Ibope contratado pelo Estado de S. Paulo e a TV Globo e divulgado na última segunda-feira, o desempenho dos candidatos variou dentro da margem de erro.

 

Bolsonaro e Haddad oscilaram negativamente um ponto percentual, enquanto Ciro movimentou-se um ponto acima. O ex-governador de São Paulo manteve-se no mesmo patamar.

 

Marina Silva (Rede) aparece com 6%. João Amoêdo (Novo) tem 3% da preferência do eleitorado. O candidato é seguido por Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), ambos com 2%.

 

Guilherme Boulos (Psol) alcança 1% das intenções de voto. Brancos e nulos são 11% e 7% não sabem ou não responderam.

 

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04669/2018. Foram ouvidos 2.000 eleitores em 126 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais e a confiabilidade é de 95%. A pesquisa foi feita nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

 

A exatos dez dias das eleições, a pesquisa apresenta quadro difícil para Ciro e Alckmin, que ainda tentam se cacifar como terceira via na tentativa de romper polarização Bolsonaro/Haddad.

 

O Ibope/CNI também aferiu a taxa de voto útil na reta final da campanha. De acordo com a pesquisa, três a cada dez eleitores admitiram possibilidade alta ou muito alta de migrarem de candidatura a fim de evitarem a eleição de um nome indesejável.

 

O índice é ruim para Bolsonaro e Haddad, os postulantes mais rejeitados na sondagem. O militar da reserva, por exemplo, tem contra si uma resposta negativa de 44% percentual de pessoas consultadas que afirmam que não votariam no candidato de jeito nenhum.

 

O substituto de Lula na campanha exibe 27% de rejeição, mesmo nível de Marina, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente.

 

O Ibope testou finalmente cenários para o segundo turno. Segundo o levantamento, há empate no limite da margem de erro entre Haddad, com 42%, e Bolsonaro, 38%.

 

Se a candidata a figurar nessa etapa da corrida eleitoral é Marina, o ex-capitão passa a 40%, enquanto a postulante da Rede chega a 38%.

 

Contra o concorrente tucano, o deputado federal não se sai bem: perde de 36% a 40%. Já com Ciro na briga, a diferença é a mais expressiva em relação a Bolsonaro: 44% para o ex-governador do Ceará e 35% para o parlamentar.

 

Esta é a segunda pesquisa a verificar cenários da corrida presidencial nesta semana. Amanhã, o Datafolha publica resultados de seu questionário. A pesquisa é considerada como decisiva para o futuro da disputa.

 

Henrique Araújo

TAGS