Em busca de vaga no 2° turno, Ciro visita cinco estados do Nordeste
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Em busca de vaga no 2° turno, Ciro visita cinco estados do Nordeste

2018-09-22 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) vai visitar cinco estados do Nordeste em dois dias. A ofensiva é parte da estratégia dita na edição de ontem pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, de que o candidato vai buscar o voto moderado de todos os lados.

 

O ex-governador, com base no levantamento do Datafolha, vai pedir apoio aos eleitores argumentando que apenas ele tem condições de vencer Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno. O capitão reformado empata com Fernando Haddad (PT) nas simulações de segundo turno.

 

Hoje, Ciro visita os estados da Bahia e Pernambuco, além de Minas Gerais, que fica na região Sudeste. Amanhã visita Piauí, Maranhão e Pernambuco. O último levantamento do Datafolha aponta uma oscilação para baixo do cearense nas últimas três amostras, saindo de 20% para 17% em nove dias na região. Enquanto Haddad ganhou 15 pontos percentuais no mesmo período e lidera a preferência do eleitorado.

 

Ciro criticou os institutos de pesquisa que colocam a candidatura do PDT estagnada em terceiro lugar, atrás de Haddad e Bolsonaro. Em campanha eleitoral ontem, em São Paulo, o pedetista disse que os institutos de pesquisa "vendem" os resultados que são publicizados para a sociedade.

 

"No Brasil, o dinheiro está comprando tudo. No Brasil o dinheiro sujo compra deputado. Alguém aqui, inteligente como nosso povo é, acredita que, num País em que até deputado se vende, os institutos de pesquisa não estão vendendo para os banqueiros, para os barões, para desanimar o povo?", disse o presidenciável em campanha no Núcleo Bandeirante, região administrativa de Brasília.

 

Na última pesquisa Ibope, divulgada em 18 de setembro, Ciro apareceu em terceiro lugar, com 11% das intenções de voto, deixando-o estagnado no patamar em que se encontrava na semana passada. Ele tenta recuperar o espaço perdido para Haddad, que se isolou em segundo, com 19% das intenções de voto.

 

Ao grupo de apoiadores, Ciro sugeriu que eles fizessem as próprias pesquisas e não desistissem na reta final da campanha. "Nosso povo está muito machucado. Nosso povo desanimou com a política, mas quero pedir com muita humildade, não desistam do Brasil. Deem uma chance ao nosso País", pediu o pedetista.

 

Para o deputado Afonso Florence (PT-BA) não há razão para contraofensiva do ex-prefeito de São Paulo na região em razão da visita de Ciro. A agenda do petista, segundo ele, já estava prevista antes do anúncio das viagens. O candidato de Lula vai estar na Bahia amanhã.

 

"O fato é que a candidatura do Haddad cresceu e está em segundo lugar. A expectativa é que a candidatura de Haddad cresça e na próxima semana teremos um desenho mais preciso (do cenário). Vamos trabalhar para conquistar o apoio do Ciro, do Psol, para que no segundo turno o projeto de distribuição de renda seja retomado", declarou ao O POVO.

Com agências

 

Wagner Mendes

TAGS