Candidatos indeferidos apresentam recursos para se manter na disputa
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Candidatos indeferidos apresentam recursos para se manter na disputa

2018-09-20 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1] 

A extensa lista de candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) chama atenção tanto pelos nomes conhecidos do eleitorado quanto pela quantidade de integrantes de mesmo partido indeferidos. Figuram, por exemplo, Lia Ferreira Gomes (PDT) que tenta vaga na Assembleia; o deputado federal Macedão (PP), que tenta reeleição; Raimundão (PSTU), que já disputou eleições majoritárias no Estado; além do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, que também se chama Raimundão (MDB). Estes dois últimos tentam vaga de deputado estadual.

 

Lia Gomes, por exemplo, afirmou que segue muito otimista. A situação da pedetista ainda está no TRE-CE, que julgará embargos. Em caso de resultado negativo para a candidata, ela afirma que recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Um argumento que é usado pela sua defesa é o de que, no processo, há "uma série de erros". Ela diz que o prazo para biometria motivo do indeferimento em Caucaia, onde tem título, se encerrou antes do previsto. Segundo o site do TRE-CE, o último prazo para regularização do título foi 9 de maio de 2018. Outro trunfo, diz, é que candidaturas em situações semelhantes já foram aprovadas em outros estados do País.

 

O PTC teve 45 candidaturas barradas após indeferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) da sigla. Por unanimidade, o tribunal votou contra a sigla pelo fato de as contas de 2015 e 2016 não terem sido prestadas. Candidato ao Senado, Robert Burns questionou a decisão. Afirmou que a sigla recorreu ao TSE ontem e que o fato chama a atenção. "Ninguém sabe o que tem por trás disso. É uma coisa tão esquisita. Era pra ser antes da campanha. O que é isso?", questionou.

 

Ele ainda externou preocupação de os nomes do partido ganharem as eleições e serem impedidos de exercerem os mandatos. Em menor quantidade, o Partido da Causa Operária teve nomes indeferidos. Ao todo, seis. O candidato ao Governo pela legenda, Mikaelton Carantino, afirma que o partido recorre da decisão.

 

A reportagem não conseguiu retorno das assessorias de Raimundão (PSTU) e Macedão (PP). Já o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundão (MDB) não foi localizado.

 

OP ONLINE

 

www.opovo.com.br

A lista completa de candidaturas indeferidas pelo TRE-CE está disponível no link: bit.ly/2QKCs1O

 

Carlos Holanda

TAGS