Camilo diz ser favorável ao envio de tropas federais para o pleito
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Camilo diz ser favorável ao envio de tropas federais para o pleito

2018-09-01 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Por ofício enviado ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o governador Camilo Santana (PT) afirmou ser favorável à vinda de tropas federais para reforçar a segurança das eleições no Estado. Ontem, o TRE-CE recebeu ainda o Planejamento Integrado para as Eleições 2018, elaborado pelos órgãos estaduais de segurança.

 

"O entendimento do Governo do Estado do Ceará é de que a segurança dos cidadãos é tarefa árdua, diária e impõe a união de todas as forças vivas da população. Por isso, consideramos adequada qualquer nova iniciativa que venha somar-se aos nossos esforços e ampliar a capacidade das forças de segurança do Estado para cumprir sua difícil missão de garantir a segurança ao povo cearense", afirmou Camilo Santana no ofício GG nº 371/2018.

 

O documento se refere à decisão unânime do TRE-CE, no último dia 22 de agosto, de requisitar forças federais para o pleito de outubro. "Estamos imbuídos do mesmo propósito: propiciar à sociedade cearense um trabalho de excelência, seja por parte da Justiça Eleitoral, do efetivo local, ou por parte das Forças Armadas", enfatizou a desembargadora Nailde Pinheiro, presidente da Corte.

 

A decisão do TRE-CE, que prevê o reforço para as cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, teve como um dos fundamentos o parecer do procurador regional eleitoral Anastácio Tahim.

O procurador fez a requisição após uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE) apontar, em um dos depoimentos, para possível financiamento de campanha política com dinheiro das organizações criminosas. Uma carta assinada pelo Comando Vermelho (CV), proibindo a propaganda de alguns candidatos e o voto de moradores, também pautou a solicitação do procurador.

 

A decisão do TRE-CE aguardava parecer do governador e agora será submetida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na semana passada, o governador chegou a afirmar que o Estado tem efetivo suficiente e que confia na segurança do Ceará. No último dia 25, ele disse que conversaria com representantes da justiça eleitoral para "ouvir qual é a necessidade disso".

 

Durante a reunião de ontem, o secretário da Segurança Pública, André Costa, apresentou plano de disponibilizar o efetivo de 10.804 policiais e bombeiros em todo Estado para as eleições. Ressaltou que 40 cidades já dispõem de videomonitoramento com 1.381 câmeras e seis aeronaves. Foram detalhadas também as estratégias de atuação, não só no dia do pleito, como também, na semana que antecede a votação.

 

GOVERNO

 

AÇÕES DE SEGURANÇA

No ofício enviado ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, o chefe do executivo estadual, Camilo Santana, enumerou as ações de segurança desenvolvidas nos últimos três anos, dentre elas: aquisição de viaturas; construção de presídios; interiorização do BPRaio; contratação de 9.000 profissionais de segurança e a instalação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional do Nordeste.

 

TAGS