Você conhece o GAB?
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Você conhece o GAB?

2018-08-22 01:30:00

Autodenominado "A rede social de liberdade de expressão", o GAB (https://gab.ai/) virou um reduto dos perfis direitistas que desejam despejar seu discurso na web, sem restrições. Rede social se notabilizou por ser o ponto de encontro da direita alternativa americana, explodiu em popularidade dentro do nicho durante a eleição de Donald Trump (2016) e deu voz a milhares de contas excluídas por regras e normas de conduta do Facebook e do Twitter. Em período de polarização eleitoral no Brasil, refletido nas redes sociais com muita força, não apenas a direita abraçou o espaço como playground da internet, mas muito preconceito também transita livremente por lá. O que podemos perceber ao acompanhá-la por 15 dias é que há ódio, machismo, racismo e muito "chorume", como apontou a publicação Vice. Não obstante, é o lugar preferido dos eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) no Brasil, que não exitam em soltar pérolas na nova timeline.

 

NÃO OFICIAIS

Existem pelo menos cinco perfis não oficiais no GAB em nome de Bolsonaro. Todos compartilham pensamentos a favor do candidato preferido da direita brasileira. Um deles, o "JairBolsonaroTweets" (com cinco mil seguidores), reproduz apenas seu Twitter nessa outra rede social.

 

CEO

Com o objetivo de popularizar sua rede, o próprio CEO do GAB, Andrew Torba, convidou Bolsonaro assim: "Podemos obter Bolsonaro no GAB? Os comunistas do Twitter perderiam a cabeça". O curioso é que ele o convidou usando o perfil oficial do GAB no Twitter. E finalizou com outro tuíte, "Quando Bolsonaro se juntar ao GAB, o Twitter estará morto no Brasil e a mídia entrará em pânico".

 

me segue no Gab

Palavra chave #MeSegueNoGAB foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, puxado pelo "Movimento Brasil Conservador". Objetivo é a migração dos usuários do Twitter para o GAB.

 

Marina "ao vivo"

Dotada de 2,3 milhões de curtidores no Facebook, Marina Silva (Rede) está se valendo bem do artifício das lives em sua página. Nesta terça-feira, 21, foram quase 40 mil visualizações, e 55 mil interações em duas horas.

 

1 milhão

Vídeo com Amoêdo no qual ele informa que transformará o Palácio da Alvorada em um museu, e que vai cortar as mordomias, viralizou nas redes. Em 24 horas está beirando 1 milhão de visualizações, entre Facebook, Instagram e Twitter.

 

Wikipedia

Nome de Amoêdo e sua página na Wikipédia foram os mais buscados em todo o Brasil, entre todos os temas entre os dias 20 e 21 de agosto (Ranking geral: João Amoêdo, Bolsonaro, Brasil, Folclore, Baila Comigo - telenovela). Deu na página de João Amoêdo no Facebook e sua divulgação atingiu mil compartilhamentos e mais de sete mil curtidas. Apoio online do candidato cresce a olhos vistos.

 

Pesquisa WW

Jornalista independente, William Waack promove em seu perfil no Twitter uma pesquisa para saber em quem votarão os usuários da rede social. Com quase 40 mil votos, o resultado aponta para: Bolsonaro (82%), Ciro e Alckmin (ambos com 7%) e Marina (4%).

 

NÃO LISTADOS

Não constam os nomes de Lula ou Haddad (PT), Meirelles (MDB), Álvaro Dias (Podemos), Guilherme Boulos (Psol), João Amoêdo (Novo) e Cabo Daciolo (Patriota).

 

TAGS