Sem mágoa do PT, Pimentel descarta voto nulo para Senado
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Sem mágoa do PT, Pimentel descarta voto nulo para Senado

2018-08-14 01:31:00

O senador José Pimentel (PT) descartou, em entrevista ao O POVO, voto nulo para o Senado Federal. Após ter o nome rifado pelo PT na disputa pela vaga à reeleição, o parlamentar afirmou ainda que não guarda mágoas do único partido que se filiou desde os primeiros atos na militância política no Ceará e defendeu voto no "13".

 

"Eu sou um dos primeiros filiados ao PT no Ceará. Me filiei em julho de 1979. Tenho única filiação partidária e tenho clareza que o mandato é função pública e temporária, por isso sou militante de base, e quem é militante de base não tem mágoa", declarou.

 

Questionado se anularia o voto para as vagas de senador, já que foi impedido de concorrer, acrescentou que é "indivíduo que lutou pelo voto direto, democrático e secreto" e que "quem tem essa história, não pode defender voto nulo".

 

O partido, liderado pelo grupo do governador Camilo Santana (PT) no Estado, optou por não lançar nome ao Senado para apoiar o ex-governador Cid Gomes (PDT) e o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (MDB), indiretamente, para as duas vagas no Senado.

 

Mesmo com a movimentação do chefe do Executivo estadual contra a renovação do mandato do correligionário, o parlamentar garantiu que fará campanha para o governador como um "militante de base".

 

O acordo feito por Camilo tentou acomodar os aliados que estão reunidos em 24 partidos. A aliança é criticada por Pimentel, que afirmou ainda que está avaliando como se comportará em relação aos candidatos colocados para ocupar as duas vagas.

 

"Esse debate está começando. Vamos aguardar que os responsáveis do ajuntamento político-partidário do Estado do Ceará consigam se compor. Eu sou um daqueles que não sei fazer campanha escondida. Portanto, quando vejo duas candidaturas ao Senado que são incapazes de se coligarem formalmente me deixa muita preocupação", alfinetou o petista.

 

A deputada federal Luizianne Lins (PT), que é membro da Executiva nacional da sigla, ainda apresentou recurso nacionalmente para reverter a decisão local. A movimentação não obteve êxito e o parlamentar decidiu não concorrer à Câmara dos Deputados, Casa que ocupou por quatro mandatos.

 

"Já fui deputado federal por 16 anos. Sou o primeiro deputado federal pelo partido no Ceará. Fui eleito senador em 2010 e completo 24 anos no Congresso. Sou um dos poucos que está deixando o mandato de senador sem ter uma única falta", relatou Pimentel.

 

Com 24 anos de parlamento, Pimentel teve como uma das principais pautas a defesa do pequeno empresário. Ontem, durante palestra na Faculdade dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), fez um balanço do mandato e autografou livro com os projetos relacionados ao "Simples Nacional".

Wagner Mendes

 

TAGS