PT se alia a partidos "golpistas" no Nordeste 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

PT se alia a partidos "golpistas" no Nordeste

2018-08-01 01:30:00

Não é apenas a proximidade entre o governador Camilo Santana (PT) e o senador Eunício Oliveira (MDB) que tem causado estranheza.

 

Em outros estados do Nordeste, o partido do ex-presidente Lula vem firmando alianças com legendas que ajudaram a apear Dilma Rousseff (PT) da cadeira de presidente da República.

 

Se no Ceará a sigla rifou a candidatura própria ao Senado para liberar o caminho para Eunício, noutros três estados as relações do PT com siglas chamadas pelo próprio partido de "golpistas" têm colocado em xeque a retórica da legenda.

 

Em Alagoas, o PT oficializou, no último domingo, apoio à reeleição de Renan Filho ao Governo do Estado e à recondução de Renan Calheiros ao Senado - ambos integram o MDB do presidente Michel Temer e Romero Jucá.

 

No Maranhão, o clã Sarney, que enfrenta o governador Flávio Dino (PCdoB), vem defendendo Lula como forma de se cacifar no pleito.

 

O caso mais rumoroso, no entanto, é o do Piauí, onde o PT fará convenção nesta sexta, 3. Quando o atual governador e candidato à reeleição Wellington Dias (PT) oficializar o bloco de partidos aliados, terá a seu lado lideranças de PP, MDB, PDT, PTB, PR e PSB. Dessas agremiações, três fecharam nacionalmente com o pré-candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB) há duas semanas.

 

Além disso, o PT também abriu mão de lançar nome próprio do Estado ao Senado para apoiar a reeleição do senador Ciro Nogueira (PP) e a candidatura de Marcelo Castro.

 

Em entrevista ao O POVO, o presidente do PT no Piauí, deputado federal Assis Carvalho, defendeu as alianças da sigla. "O modelo político do Brasil é complexo. Não tem verticalidade no processo. Alianças estaduais e nacionais são diferentes. É claro que o projeto de futuro sonha com alianças programáticas, mas temos de fazer essas diferenciações".

 

Questionado sobre o apoio do partido a Ciro Nogueira, do PP, uma das principais legendas do "centrão" (DEM, PR, PRP e SD), Carvalho justificou. "O Ciro fez um vídeo declarando voto no Lula. Nacionalmente, ele é aliado do Alckmin, mas aqui ele é Lula."
Henrique Araújo

 

TAGS