Projeto Comprova estreia no combate à desinformação
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Projeto Comprova estreia no combate à desinformação

2018-08-07 01:31:00

Projeto de jornalismo colaborativo, o Comprova estreia no combate às informações falsas durante o período eleitoral, com foco na disputa presidencial. Por meio de um número de WhatsApp (11) 97795-0022 o público pode denunciar informações duvidosas que estejam viralizando nas redes sociais e também acompanhar as checagens.

 

Ao todo, 24 veículos no País, incluindo O POVO, fazem parte da coalizão, que é coordenada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A iniciativa é da First Draft, um projeto da Harvard Kennedy School.

 

Daniel Bramatti, presidente da Abraji, destaca que a participação do público por meio do WhatsApp é essencial. "Como o WhatsApp não é uma rede aberta e seu conteúdo é criptografado, só com a ajuda dos usuários poderemos responder ao conteúdo enganoso que circula na plataforma", declarou.

 

O POVO tem uma equipe voltada exclusivamente ao projeto. Serão checados textos, imagens, vídeos e áudios que estejam viralizando e que envolvam a disputa presidencial. Declarações de candidatos não entram no escopo do Comprova e, portanto, não farão parte das verificações. Todo o conteúdo poderá ser acessado no site: www.projetocomprova.com.br.

 

Nenhuma checagem será publicada sem que pelo menos três veículos integrantes do projeto concordem com todas as etapas de verificação e com as conclusões. "O nosso objetivo é colocar à prova informações que viralizam nas redes sociais, conteúdos de cuja veracidade se tem dúvidas e que tenham potencial de impacto na eleição presidencial se a informação não for verdadeira", explica Sérgio Lüdtke, editor do Comprova.

 

O projeto tem apoio do Projor, entidade que trabalha para fortalecer o jornalismo no Brasil. A Google News Initiative e o Projeto de Jornalismo do Facebook ajudaram a financiar o projeto e ofereceram suporte técnico e treinamento.

 

Comprova

Ao longo da campanha presidencial, O POVO veiculará, em suas múltiplas plataformas, checagens realizadas dentro do Projeto Comprova. O conteúdo será identificado pelo selo acima

 

ACOMPANHE

 

Site: projetocomprova.com.br

WhatsApp: (11) 97795-0022

Facebook: facebook.com/ComprovaBR

Twitter: twitter.com/comprova

 

Letícia Alves

TAGS