Primeira reforma que Alckmin irá propor é a tributária
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Primeira reforma que Alckmin irá propor é a tributária

2018-08-07 01:31:00

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, disse ontem que quem for eleito terá um patrimônio de 60 milhões de votos, o que lhe dará condições de aprovar reformas. "É aproveitar primeiro ano, primeiros seis meses, para rapidamente fazer mudança macro", disse durante sabatina em Brasília promovida pelo grupo Coalizão pela Construção, formado por 26 entidades da indústria da construção.

 

A primeira reforma que ele pretende propor é a tributária, reduzindo a quantidade de tributos a cinco. Seria um sistema neutro do ponto de vista federativo, ou seja, ele não traria ganhos nem perdas a Estados, municípios e União.

 

A segunda seria a previdenciária, "com o objetivo da justiça social". Ele disse que, em 2011, aprovou em São Paulo uma reforma na qual todos os servidores, inclusive os do Judiciário e do Ministério Público, terão aposentadoria pelo teto do INSS. Valores acima disso serão pagos por fundos de previdência complementar. "Fui reeleito no primeiro turno", disse.

 

O tucano defendeu ainda uma reforma do Estado, que "não deve ser empresário", e sim planejador, regulador e fiscalizador.

 

Outra reforma prioritária seria a política. "Estamos com 35 partidos políticos e outros tantos em fase de construção", comentou. "Em outras democracias do mundo, três partidos têm 75% dos votos", argumentou.

 

No caso específico do setor de construção, ele disse que o setor de saneamento tem "tudo por fazer", além da necessidade de investimentos em logística. Em São Paulo, ele destina 1% da arrecadação do ICMS para o programa de moradia popular. Ele prometeu aos empresários que, se eleito, estará em diálogo permanente com o setor. Ele disse ainda que fará da construção civil um polo de crescimento da economia, ao lado do agronegócio.

Agência Estado

 

TAGS