Poema eleitoral
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Poema eleitoral

2018-08-07 01:31:00

Carlos Drummond de Andrade prezava por uma imagem apartidária no campo político. Mas em 1945, o poeta foi lançado candidato a deputado pelo Partido Comunista (MG). Corta para 2018. Foto de Manuela d'Ávila e Lula, acompanhada de um poema seu - "Estou preso à vida, e olho meus companheiros. Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas" - foi a imagem do dia político nas redes sociais.

 

VIRALIZOU

Postagem repercutiu após Manuela, então candidata do PCdoB, ser anunciada como vice de Lula ou de Haddad. Viralizou no Instagram (66 mil curtidas/5 horas) e Twitter (10 mil interações), e segundo a ferramenta de monitoramento do Facebook, o Crowdtangle, performou até 12 vezes mais que qualquer outra nesta segunda-feira, 6.

 

Vazou a Lista

Coluna teve acesso à lista das 196 páginas que Facebook tirou do ar após investigação. Entre elas estão o MBL - Movimento Brasil Livre de Caraguatatuba, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté, além de Salsicha MBL, Bolsonaro O Mito, Bolsonaro Presidente, Vamos Falar de Jair Bolsonaro, e outras páginas de direita.

 

Debate negado

Após o TRF-4 negar pedido de Lula para participar do debate de presidenciáveis, na Band, o Twitter repercutiu com série de piadas e muita ironia sobre a decisão da justiça, como "Quanta injustiça, preso quer se candidatar e participar de debate"

 

#JoãonaBand

"Se você quer que eu participe do debate, pressione nas redes sociais com #JoãonaBand. Todo candidato deveria ter o mesmo espaço na imprensa. Só assim o cidadão poderá escolher o melhor", tuitou o candidato João Amoêdo (Novo), para estar no debate da Band. A hashtag chegou a estar em 7º, sem alvoroço.

 

Ao vivo

Live de 30 minutos no FB de Amoêdo teve audiência de 60 mil visualizações na 1ª hora, e conseguiu se posicionar entre mais vistos do dia, via Social Monitor.

 

Bolsonarista

"Não quero me casar com Bolsonaro, mas é único jeito de mudar. Em entrevista extensa ao UOL, o músico Róger Moreira (Ultrage à Rigor), abre o seu voto em 2018. Link foi o mais compartilhado do dia, e teve 150 mil views.

 

Twitter

Seguidores de Bolsonaro fizeram hashtag #ManuSofreuMachismo subir ao pódio dos assuntos mais comentados, ao fazer pouco da sua escolha em ser vice do PT.

 

Daniel Herculano

TAGS