Nordeste pode ser base de prosperidade, diz Marina Silva
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Nordeste pode ser base de prosperidade, diz Marina Silva

2018-08-14 01:31:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A candidata à Presidência da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, disse que o Nordeste tem recursos para ser a base de um novo ciclo de prosperidade no Brasil. Ela se referia às fontes naturais de energia limpa, como a solar e a eólica. Para a presidenciável, é preciso desenvolver um plano regional para o Norte e Nordeste.

 

"Nordeste brasileiro pode ser a grande fonte de energia limpa renovável e segura para um novo ciclo de prosperidade no Brasil. Há uma grande quantidade de sol no Nordeste, no semiárido brasileiro, uma grande quantidade de vento e isso pode se constituir numa base para um novo ciclo de prosperidade, uma nova economia, uma economia que não aposta no velho ciclo que está sendo abandonado no mundo inteiro", disse a postulante.

 

Marina foi ministra do Meio Ambiente por dez anos na época do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nascida no Acre, a ex-senadora também defendeu que é preciso "acabar com a visão de que Norte e Nordeste são problemas". Para ela, as regiões têm potenciais que ainda não foram explorados como deveriam. Marina também destacou a capacidade para desenvolver o turismo do Nordeste.

 

A candidata participou ontem de debate sobre educação, promovido pelo Todos pela Educação. Marina afirmou que a implementação e o cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação (PNE) serão prioridade em seu governo. Ela, que já ensinou História no ensino médio, também quer investir em formação e remuneração de professores. "Boa parte dos problemas já têm respostas éticas e até financeiras, o que falta é o compromisso ético de fazê-los", afirmou.

 

A PEC do Teto de gastos, que limita investimentos nos próximos 20 anos, recebeu críticas da candidata. Embora tenha se posicionado contra a emenda, Marina defendeu que precisa haver um reajuste fiscal, contanto que não prejudique áreas essenciais, entre elas a saúde, segurança e educação.

 

Ela frisou a importância do Governo Federal para coordenar a educação. "Os programas que têm contrapartidas simples são muito bons para que municípios que tenham bons desempenho sejam ajudados. Essas contrapartidas são importantes porque você vai criando mecanismos para que haja uma melhora efetiva na qualidade da educação", disse.

 

Evitando polêmicas, Marina não confirmou que iria revogar a PEC caso se tornasse presidente. Ela evitou comentar projetos como Escola sem Partido, afirmando apenas que o combate à discriminação deve percorrer todos os ambientes.

 

O vice de Marina, Eduardo Jorge, do Partido Verde, também esteve no debate ontem, em São Paulo. A coligação da Rede é uma das menores e a campanha tem se pautado na política ética. Questionada se tinha arrependimentos por ter apoiado Aécio Neves (PSDB) em 2014, Marina disse que não o faria hoje, depois de tomar conhecimento das investigações contra ele. "Eu não tenho compromisso com erro de ninguém", completou.

 

Isabel Filgueiras

TAGS