PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Nenhum candidato ao Governo do Ceará foi registrado até agora

| TRE-CE | Prazo se encerra na próxima quarta-feira, dia 15. Para o pleito deste ano, os registros devem ser feitos eletronicamente

01:31 | 10/08/2018

Passados cinco dias desde o fim do prazo para a realização de convenções partidárias, nenhum dos postulantes ao Governo do Ceará oficializou ainda a candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O período para o registro de candidaturas teve início na última segunda-feira, 6, e se encerra na próxima quarta, 15. Para o pleito deste ano, os registros serão feitos exclusivamente por meio eletrônico.

 

Até o momento, foram registradas apenas candidaturas do Pros para as vagas de deputado estadual e federal, informa o TRE-CE. No total, 93 postulantes foram registrados.

 

Segundo a presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro, para os registros serem efetuados eletronicamente, o TRE-CE realizou conversas prévias e treinamentos com pessoas designadas pelas siglas.

 

O secretário da Casa Civil, Nelson Martins (PT), coordenador da campanha de Camilo Santana (PT), que tentará reeleição, afirma que a sigla não tem encontrado dificuldades com o novo sistema e o prazo será obedecido. "Tudo tranquilo", garantiu. O presidente do PT no Ceará, Moisés Braz, acrescenta que a documentação será totalmente cadastrada no sistema até hoje. "Agora é esperar liberar o CNPJ da campanha", disse.

 

Já o PSDB tem trabalhado para solucionar pendências para registrar a candidatura do general Guilherme Theophilo (PSDB). Ainda com ata registrada sem nome para a vice-governadoria Emília Pessoa foi escolhida após a convenção do partido e sem nomes de suplentes ao Senado, o partido corre contra o tempo. Conforme a assessoria de imprensa, foi preciso retificar dados presentes na ata para incluir os nomes.

 

A campanha do candidato do Psol, Ailton Lopes, informou que os registros de todos os seus candidatos, ao Executivo e Legislativo, serão entregues até hoje. A demora se deve ao processo de coleta de dados de todos os postulantes pela sigla, alguns deles do Interior.

 

O presidente do PSL no Ceará, Heitor Freire, projeta para hoje registrar Hélio Gois (PSL) para a disputa ao Governo. Também serão registrados os demais candidatos da sigla.

 

O PSTU deve registrar candidatos na última hora. A previsão é que Francisco Gonzaga (PSTU) e os outros nomes da sigla sejam cadastrados na "segunda-feira, 13, ou terça-feira, 14", estima a assessoria do partido.

 

Último a ser anunciado como candidato ao Governo, Mikaelton Carantino (PCO) informou que já está realizando o cadastramento dos dados.

 

REGISTRO DE CANDIDATURAS

 

SISTEMA ELETRÔNICO

Os candidatos ao pleito eleitoral deste ano serão registrados por meio de um sistema chamado Candex, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os cadastros poderão ser acompanhados por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), ferramenta disponível no site do TRE-CE.

 

Conforme o site do TSE, após o cadastramento dos dados, anexação das fotos e dos documentos no sistema Candex, o registro de candidatura deve ser gravado em mídia, que deve ser entregue diretamente no TRE-CE.

 

Durante esta fase de registro de candidaturas, o TRE-CE tem realizado força-tarefa e o horário de funcionamento do setor responsável foi prolongado, ocorrendo das 14 às 19 horas.

 

O novo sistema permite aos eleitores acompanhar em tempo real o registro das candidaturas, assim como publicação das atas das convenções partidárias.

 

Também é possível conferir, por meio do Candex, as informações sobre os perfis de candidatos registrados, bem como dados referentes ao patrimônio de todos os políticos que concorrerão nestas eleições.

 

SAMUEL PIMENTEL