Fortaleza na rota presidencial de campanha
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Fortaleza na rota presidencial de campanha

2018-08-31 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Entre campanha e pré-campanha, nove dos 13 candidatos à Presidência da República tiveram Fortaleza como rota eleitoral. Hoje, o candidato a vice na chapa de Lula e o tucano Geraldo Alckmin cumprem agenda na Capital cearense.

 

Com a provável inviabilidade do ex-presidente de disputar mais uma vez, como consequência das questões judiciais, é o vácuo eleitoral que tem motivado a maioria dos candidatos a passar pelo Nordeste e visitar o Ceará.

 

Coordenador da campanha de Lula no Estado, o deputado federal José Guimarães (PT) disse que a agenda do ex-prefeito de São Paulo em Fortaleza é de "muita rua, muita mobilização e muita gente". O petista faz uma caminhada no Centro da Cidade e encontra o governador Camilo Santana (PT) na Praça do Ferreira.

[FOTO2] 

O candidato vem apresentar o plano Lula de governo. Alternativa do Partido dos Trabalhadores em caso de impedimento do registro de candidatura do ex-presidente, Haddad tem feito uma série de visitas pelo Nordeste para ser conhecido pela população como a voz do petista que está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril deste ano acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

 

Guimarães já começa a relembrar as passagens de Haddad pelo Ceará e as ações que fez quando chefiou o Ministério da Educação nos governos petistas. "É uma pessoa que tem um legado de desempenho na educação com muito vínculo no Ceará. Foi ele que assinou a criação da Universidade Federal do Cariri. Foi ele que assinou a criação da Unilab no Ceará, assinou a criação de 33 institutos federais de tecnologia, tudo na gestão dele", elencou o parlamentar.

 

Para o petista, Haddad "tem história, tem presença no Estado do Ceará". O deputado ainda alfinetou a visita do tucano e adversário de Lula na campanha, Geraldo Alckmin, confrontando as agendas das duas presenças em Fortaleza. "A nossa agenda é de rua, é de marcha. Nós vamos falar com a imprensa toda e depois vamos para a rua. O Alckmin não tem coragem de fazer evento de rua aqui não", disparou Guimarães.

 

A agenda que o petista cita de Alckmin é uma visita à farmacêutica Maria da Penha, além de uma palestra na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) agendadas para hoje. Amanhã, no entanto, Alckmin visita a Feira Agropecuária de Itapipoca e faz carreata no município de Maracanaú. Os dois candidatos também visitam hoje a sede do Grupo de Comunicação O POVO.

 

O ex-senador tucano Luiz Pontes afirma que a visita de Alckmin ao Ceará faz parte de uma estratégia adotada pela legenda de conquista dos votos de eleitores que devem ficar órfãos de Lula. O dirigente relembrou que o partido atingiu nas últimas eleições um percentual aproximado de 20% dos votos em razão do "fenômeno Lula", que agora pode estar fora de jogo.

 

"Acredito que agora com a prisão do Lula eu acho que abre uma linha, um vazio. A televisão vai dar oportunidade para que o próprio Alckmin mostre as suas ideias, mostre o que ele fez por São Paulo. É um homem tranquilo que tem serenidade", disse o tucano.

 

Sobre a presença de Haddad, em agenda paralela em Fortaleza, Pontes ironizou a movimentação da candidatura adversária na Capital. "Quem é Haddad? Que eu saiba ele não é o candidato. Que eu saiba o candidato do PT está preso. Estamos preocupados com o nosso candidato para que possa chegar na ponta as suas propostas", declarou.

 

Agenda

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) deverá visitar mais uma vez o Ceará em setembro. Ainda sem data estabelecida, o deputado vai viajar o interior do Estado e visitar ainda alguns Estados do Nordeste durante a campanha.

 

ESTRATÉGIA

 

Campanha no Ceará

 

CANDIDATOSQUE VISITARAM O CEARÁ

 

1. Como pré-candidatos:

Jair Bolsonaro (PSL)

Álvaro Dias (Podemos)

Guilherme Boulos (Psol)

Vera Lúcia (PSTU)

 

2. Como candidatos:

Ciro Gomes (PDT)

Geraldo Alckmin (PSDB)

Fernando Haddad (PT)

Marina Silva (Rede)

João Amoêdo (NOVO)

 

CANDIDATOS QUE AINDA NÃO VISITARAM O ESTADO

José Maria Eymael (DC)

Cabo Daciolo (Patriota)

Henrique Meirelles (MDB)

João Goulart Filho (PPL)

 

Wagner Mendes

TAGS