Direita x Esquerda
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Direita x Esquerda

2018-08-20 01:30:00
Mais um final de semana político de direita X esquerda nas redes sociais. "ONU emitiu liminar com força de lei a favor de Lula" foi tratado como fake news por perfis direitistas nas redes sociais. Se o Twitter se tornou ringue numa batalha de hashtags com a tal decisão da ONU (inclusive noticiado aqui nesta mesma coluna no sábado, 18), o assunto voltou com força entre o domingo, 19, e a madrugada da segunda-feira, 20. Mesmo que @flaviomorgen e seu veículo, @sensoinc, tenha dito ter feito a checagem dos fatos sobre o caso, a própria divulgação da nota do Comitê de Direitos Humanos, não mostra que estamos diante de uma mentira.

 

NOTA ONLINE

 

"Comitê de Direitos Humanos da ONU pediu ao Brasil que tome todas as medidas necessárias para garantir que Lula possa exercer seus direitos políticos, mesmo preso, como candidato nas eleições de 2018. Inclui ter acesso à mídia e membros de seu partido."

Fake News?

 

Tuíte de @flaviomorgen leva como mentira que na nota diz: "Este pedido não significa que o Comitê tenha encontrado uma violação ainda, é uma medida urgente para preservar o direito de Lula." A partir da afirmação que se trata de fake news, foram quase mil interações no Twitter de apoio, e até Bolsonaro (PSL) declarou que se eleito, "vai tirar o Brasil da ONU."

 

DEBATE

 

"Mulheres têm de ganhar menos que os homens". No Debate na Rede TV, Bolsonaro disse que nunca falou isso, mas duas gravações surgiram no Twitter para mostrar o oposto. Zero Hora buscou a matéria, publicada em dezembro de 2014, e republicada em 4/8 desse ano, com o áudio do candidato.

 

Twitter

 

Na segunda gravação, Bolsonaro fala que "não empregaria uma mulher com o mesmo salário que o homem", no programa de TV Superpop, em outubro de 2017. Juntando os dois casos que comprovam o fato, foram 5 mil interações ontem, 19, - entre curtidas, comentários e repostagens - no Twitter.

 

"Bolsominions"

 

Perfil oficial de Henrique Meirelles (MDB) partiu para o ataque a Bolsonaro, com direito a vídeo, gif, e nomear seus defensores de "Bolsominions". No Twitter e Facebook, equipe do emedebista responde com bom humor e assina com as hashtags #ChamaOMeirelles #FichaLimpa #ChamaOFichaLimpa #EquipeHM.

 

#EquipeHM

 

Intitulada de "Desarmem o coração", campanha da equipe de mídias sociais de Meirelles performou muito bem. Exatamente ao provocar os eleitores de Bolsonaro, conseguiu cinco mil interações, e 80 mil visualizações em seus vídeos (FB e Twitter), números recordes aos perfis do emedebistas.

Daniel Herculano

TAGS