Direita amordaçada?
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Direita amordaçada?

2018-08-08 01:31:00

Twitter bloqueou e retirou seguidores falsos, bots (os robôs) e perfis suspeitos atuando em sua rede social ontem. Fato ocorreu dez dias depois de o Facebook deletar 196 perfis e páginas de direita, por compartilhamento em massa de notícias falsas e disseminar ódio. No caso do Facebook, o MBL - Movimento Brasil Livre se sentiu atingido, contestou presencialmente e fez vídeos no que categorizaram de "censura". Já o protesto no Twitter se deu com perfis autodenominados de direita e teve até participação de Bolsonaro (PSL), colocando a hashtag #DireitaAmordacada como assunto mais comentado do dia no Brasil e no mundo.

 

PROTESTO

"Alguém hoje chamou de fascista quem organizou um boicote, dizendo que era "censura", e que seria coisa de "extrema-direita". Espero que agora esteje (sic) com rigor contra a #DireitaAmordaçada", Flavio Morgenstern (@flaviomorgen), escritor, editor do @sensoinc, e responsável pelo podcast Guten Morgen.

 

ANTI-PROTESTO

"Espera, a direita está dizendo que está AMORDAÇADA porque as redes PRIVADAS estão cumprindo suas diretrizes e apagando fakes e propagadores de mentiras? Ô #DireitaAmordaçada, é simples: no livre mercado, fundem suas próprias empresas de mídia e superem as atuais! Meritocracia." William De Lucca (@delucca), jornalista, socialista, ativista LGBT, escreve e apresenta programa no @brasil247.

 

TWITTER

Não houve informação oficial de quantas e quais contas foram atingidas. Mas, segundo o Twitter, a rede social caracterizada como empresa privada está apta a bloquear conta ou colocar limitações temporárias em determinados recursos da conta. Caso esse perfil pareça estar comprometido ou viole as regras do Twitter ou os Termos de Serviço.

 

ABORTO

"Eu Presidente, caso chegue em minhas mãos proposta para descriminalização do aborto, garanto que terá meu veto". Com esse conteúdo, Bolsonaro utilizou todas as suas redes sociais para divulgar, em vídeo, que vetará uma possível Lei do Aborto no Brasil. Em apenas uma hora teve mais de 155 mil visualizações nas redes, alcançando um efeito viral.

 

TAGS