Ceará terá 19 mil novos eleitores nas eleições de outubro 

PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Ceará terá 19 mil novos eleitores nas eleições de outubro

2018-08-02 01:30:00

Comparando com as últimas eleições, o Ceará contará com 19.706 novos eleitores em outubro. O crescimento é inferior ao registrado entre as eleições de 2014 e 2016, em que o aumento significou 53.223 novos eleitores nas urnas. Os números foram divulgados ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral com base no cadastro eleitoral atualizado.

 

O órgão também divulgou o perfil de quem deverá ir às urnas nas próximas eleições. No Ceará, a maioria do eleitorado é composto por mulheres e adultos com idade entre 30 e 34 anos.

 

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), dois fatores indicam a redução do crescimento de novos eleitores no Estado. O primeiro é o fato de as eleições municipais, caso de 2016, terem apelo maior junto ao eleitorado, por conta da proximidade dos candidatos. O segundo é que houve significativo número de inscrições eleitorais canceladas por falta de cadastro biométrico.

 

Ao todo, o Ceará tem 6,3 milhões de pessoas aptas a participar do próximo processo eleitoral que definirá governador, senadores, deputados estaduais e federais, além do presidente da República.

 

As mulheres compõem 53% (3,3 milhões) do eleitorado cearense, enquanto os homens ficam com 47% (2,9 milhões). A faixa etária com a maior quantidade de eleitores reúne cidadãos entre 30 e 34, que somam 718 mil pessoas (11,3%). Em seguida, vêm eleitores com idade entre 25 e 29 anos, com 710 mil pessoas (11,2%).

 

A coordenadora do cadastro eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo, afirma que esses dados são usados pelo órgão para acompanhar o perfil dos eleitores e direcionar campanhas. "Com esses dados a Justiça conhece as diversas classes que compõem o eleitorado e avaliza atividades, programas e campanhas direcionadas ao público específico", explica.

 

As informações, porém, também são aproveitadas pelas coligações para direcionar estratégias de campanha. Para o cientista político Josênio Parente, a definição das faixas etárias é importante para a tentativa de fidelizar eleitores. "A gente observa que existem novos candidatos tentando penetrar no jogo eleitoral. Eles podem apostar nesses públicos para tentar algum tipo de sedução e fidelizar esses eleitores", afirma.

 

Os dados do TSE também apresentam o balanço do cadastramento biométrico no Estado. Ao todo, 4,9 milhões de cearenses votarão com o novo sistema. O Ceará tem 129 municípios onde o cadastramento biométrico é obrigatório.

 

NÚMEROS

 

23,1%

dos eleitores têm o Ensino Fundamental incompleto. É o grau de instrução com maior quantidade de eleitores no Estado

 

8%

do eleitorado cearense ainda é analfabeto

 

47.014

é o número de eleitores com deficiência no Estado

 

Rômulo Costa

TAGS