As redes sociais e o Poder Judiciário
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

As redes sociais e o Poder Judiciário

2018-08-09 01:31:00

Dia movimentado no Poder Judiciário do Brasil. As redes sociais, e os sites de monitoramento (Google Trends, Social Monitor e Crowdtangle) seguem o fluxo e colocam uma lupa nos acontecimentos. Em assuntos interligados e compartilhados durante do dia político, Lava Jato & Gilmar Mendes, Dias Toffoli & Lula estiveram entre os assuntos mais comentados do dia. No primeiro, o ministro voltou a soltar presos ligados a Operação Lava Jato, e no segundo, Toffoli assumiu como presidente do STF, o ligando ao nome de Lula como seu ex-patrão. Ambos os casos foram amplamente criticados, sejam com piadas, sarcasmo e até tuítes ofensivos.

 

Dias Toffoli

O nome do ministro esteve em 6º lugar entre os temas buscados no Google Trends, e chegou a subir 800% em apenas um dia, enquanto a união das palavras Lula Toffoli bateu os 200% em buscas na rede. Após o STF divulgar no Twitter que Toffoli presidirá a Corte até 2020, usuários da rede social promoveram uma série de críticas em resposta à entidade.

 

Twitter

Alguns perfis de direita tentaram inclusive subir a hashtag #STFVergonhaNacional. Contudo, apesar dos esforços, a palavra-chave não chegou a entrar entre os dez assuntos mais comentados do dia. Entre as maiores críticas: "Toffoli foi advogado do PT" ou "ele nem possui preceitos constitucionais para ser ministro".

 

Lava Jato

Notícia que figurou no pódio das mais compartilhadas e comentadas nas redes sociais do dia político, via Social Monitor, "Gilmar Mendes manda soltar três investigados da Laja Jato". Entre as expressões mais procuradas no Google Trends estão "Quem indicou Gilmar Mendes para o STF" (3º lugar) e "Gilmar Mendes solta mais um" (4º lugar).

 

Ainda STF

Além da eleição, ministros do Superior Tribunal Federal aprovaram reajuste de 16,38% para magistrados. "Juízes trabalhadores brasileiros ainda poderão visitar a Disney este ano", tuitou em tom de crítica Bruce Douglas (@bruceecurb), editor da Bloomberg News no Brasil. Outros perfis do Twitter seguiram pelo mesmo caminho.

 

Direita unida

Houve um desdobramento do protesto online dos perfis de direita no Twitter (#DireitaAmordaçada, participação do próprio Bolsonaro), e que usou agora o #DireitaSegueDireita, chegando ao topo do Twitter. Segundo o site ctrlq.org, o primeiro a tuitar foi @gsilvabraga, que existe desde 2014, mas só tem publicações pró Bolsonaro e nada mais.

 

Abaixo-Assinado

Candidato do Novo, João Amoêdo ainda segue tentando ir ao debate dos presidenciáveis na Band. Seu abaixo-assinado virtual já passa dos 150 mil e fez apelo em sua página do Facebook: "Vamos chegar a 300 mil? Compartilhe no Facebook, nos grupos de WhatsApp, envie para 5 dos seus amigos."

 

Daniel Herculano

TAGS