PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PSDB e Pros continuam busca por nome para vaga de vice-governador

2018-07-28 01:30:00

Definida a chapa que disputará o Senado Federal, com Mayra Pinheiro (PSDB) e Eduardo Girão (Pros) confirmados, o grupo liderado pelo senador tucano Tasso Jereissati ainda busca nome para vice-governador do Ceará. Na tarde de ontem, Mayra disse que o nome do cardiologista Carlos Roberto Martins (PSDB) - o doutor Cabeto - era ventilado nos bastidores da oposição como postulante.

 

Contudo, Cabeto está impossibilitado de entrar na disputa. Assessoria de comunicação do PSDB informou que o médico mantém vínculo com a Universidade Federal do Ceará (UFC) - ele precisaria ter se desincompatibilizado até o último dia 7. O POVO Online entrou em contato com doutor Cabeto. Ele disse estar em consulta médica no momento da ligação. Afirmou que retornaria, mas não ligou até o fechamento desta matéria.

 

O POVO apurou que o grupo que faz oposição ao governador Camilo Santana (PT) procura para a vaga de vice-governador alguém preferencialmente mulher, ligada à saúde, tema que, ao lado da segurança, terá destaque nesta campanha eleitoral. Teria preferência para ocupar a vice-governadoria, também, alguém com "brilho próprio", para compensar o desconhecimento a respeito do general Guilherme Theophilo (PSDB), que encabeça a chapa majoritária.

 

À reportagem, o deputado estadual Capitão Wagner (Pros) citou três nomes que sua legenda colocou à disposição para fechar a chapa majoritária: o psiquiatra Mourão Cavalcante, o ex-vereador Ciro Albuquerque e o professor Alexandre Damasceno.

 

Wagner confirma que há, no grupo, a intenção de definir um vice com perfil associado à saúde, já que general Theophilo tem imagem ligada à segurança. Ele estimou que a questão será fechada de hoje para amanhã. Wagner disse ainda que um nome que também interessa à chapa é o de um empresário do centro-sul do Ceará. Contudo, o presidente estadual do Pros não revelou quem seria.

 

O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB) disse que é necessário ver que tipo de acordo melhor contribui para tempo de televisão. Conforme Matos, outros partidos pleiteiam a vaga de vice do general, além do Pros. Ele admitiu que ainda há mais de um nome sendo cogitado.

 

No entanto, o deputado federal não quis citar nomes, alegando que o grupo ainda está "analisando as suas empresas e famílias". "Não é conveniente a gente citar", acrescentou.

 

Ainda de acordo com Matos, por razões óbvias, só não há contato com PT e PDT. Dos partidos que nacionalmente compõem o chamado "centrão" - DEM, PP, PRB, PR e Solidariedade -, 80% mantêm diálogos com a chapa oposicionista, diz.

 

Carlos Holanda

TAGS