PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ministro do TCU defende projeto de governança pública em Fortaleza

2018-07-07 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, veio ontem ao Ceará palestrar sobre como fazer bom uso do dinheiro público. Com o tema “Gestão e governança pública para resultados: uma visão prática”, o magistrado falou sobre projeto fiscal que criou entre 2012 e 2013, então na presidência do Tribunal, para o desenvolvimento do País, quando a crise ainda não havia atingido a nação como nos dias atuais. Nardes fechou o segundo dia do Fórum Brasileiro de Governança nas Contratações Públicas, na Câmara Municipal de Fortaleza.

“Estou trazendo um projeto para a nação brasileira, que inclui as boas práticas que existem aqui no Ceará, é um bom exemplo na educação, é um dos estados diferenciados. Nós precisamos implantar as boas práticas que existem no Ceará, no Rio Grande do Sul…”, explicou o ministro..

O ministro assegurou que se o projeto que criou não for implementado, o País não conseguirá pagar os servidores públicos federais no ano que vem e entrará em colapso.

 

Aos convidados, Nardes defendeu, como um dos métodos do projeto, o incentivo privado para o desenvolvimento nacional. Segundo ele, o estado não tem condições de se manter sozinho muito pela intensidade da crise econômica. “Se não melhorar a capacidade de concessões públicas, não teremos condições de manter a estrutura do estado brasileiro”, reivindicou.

 

Ao O POVO, o ministro falou que desde a reprovação das contas da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quando foi o relator e recomendou a desaprovação, o TCU evoluiu em estrutura para identificar irregularidades na administração pública federal. “Temos indicadores de mais de 580 instituições analisando como está a situação em relação ao planejamento estratégico, avaliação de risco, se tem uma boa governança”.

 

O magistrado é acusado, pelo ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, de receber R$ 1 milhão em propina para não criar empecilhos em procedimentos contratuais de uma plataforma da petroleira. Sobre a citação na Operação Lava Jato, Nardes afirmou que “quase todos os ministros estão sendo citados” porque as pessoas presas estão sendo “pressionadas” para falar e falam contra autoridades, tanto ministros do STF, STJ, TCU. O ex-deputado federal pelo PP disse ainda que “muitas das delações não se confirmam” e que no momento oportuno vai se manifestar sobre o tema.

 

EVENTO

O I Fórum Brasileiro de Governança nas Contratações Públicas, que teve o ministro do  TCU como convidado, foi realizado na Câmara Municipal de  Fortaleza e organizado pela Editora Fórum.

 

Wagner Mendes

TAGS