PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Facebook x Fake News

2018-07-26 01:30:00

 

Depois de uma “investigação rigorosa”, o Facebook retirou do ar 196 páginas e outros 87 perfis do Brasil. Motivo alegado é que “violavam as políticas de autenticidade”. A empresa apontou ainda que os perfis eram disseminadores de notícias falsas na rede social. Prontamente, o Movimento Brasil Livre (MBL) soltou vídeos e declarações reclamando da “censura do Facebook”. Não tivemos acesso aos nomes excluídos, mas o MBL já declarou sem mais detalhes que são “páginas de direita”.

 

MEIO MILHÃO

Meio milhão de seguidores estavam conectados às páginas deletadas que replicavam notícias de extrema direita. Entre os ligados ao MBL, listamos que Movimento Brasil200, O Diário Nacional, e Jornalivre foram três dos atingidos.

 

TWITTER

MBL X Facebook foi o assunto político mais comentado do dia. A favor da decisão da rede social, o tweet mais repetido foi “empresa privada tem que ter o direito de fazer o que bem entender”, pregado pelo MBL. Não seja por isso.

 

AO VIVO

Com 2,7 milhões de curtidores no Facebook, e 368 mil inscritos no YouTube, o MBL decidiu combater a atribuída “censura” com um vídeo de pronunciamento, e três transmissões ao vivo em suas plataformas digitais.

 

COMENTÁRIOS

Nas “lives”, a audiência média foi de 1.000 pessoas assistindo simultaneamente nas duas redes (Facebook e YouTube) a vídeos de cerca de 30 minutos. Os comentários são resumidos ao embate partidário entre esquerda e direita.

 

VICE

Postagem no Twitter de @geraldoalckmin (PSDB) não apenas agradeceu o apoio de Josué Gomes (PR), mas também é afago público na tentativa de tê-lo como vice. Em tempo, a postagem não chegou a 500 interações, número abaixo até mesmo para a média do perfil do tucano.

 

INSTAGRAM

Caetano Veloso declarou seu voto para presidente no Instagram, e ultrapassou as 30 mil curtidas na postagem “Ciro é o oposto de Temer”. Número de interação foi expressivo, mas o contraponto é que os mais de 2,5 mil comentários são negativos.

 

POR DANIEL HERCULANO

Repórter

TAGS