PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Pesquisadores analisam números de nova pesquisa Datafolha

2018-06-11 01:30:00

De acordo com cientistas políticos consultados pelo O POVO, a nova pesquisa Datafolha consolida cenário já apontado em rodadas anteriores do levantamento.


Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paula Vieira avalia que “o PSDB está com uma dificuldade muito grande, seja com quem for”. Para a especialista, a legenda não tem conseguido se posicionar numa pré-campanha cujos polos já estão ocupados por Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT). “O partido não fechou um discurso. E não há muitas lideranças capazes de mudar isso.”


Também pesquisador da UFC e membro do Conselho de Leitores do O POVO, o cientista político Cleyton Monte analisa que o resultado do levantamento deve se refletir imediatamente na pré-campanha de Ciro. “Esperava um crescimento do Ciro, mas ele não veio, e isso deve ser pensado pela candidatura dele.”


Professora da UFC e integrante do Laboratório de Estudos em Política, Eleições e Mídia (Lepem), Monalisa Soares destaca o desempenho de Lula. “Ele é um fator decisivo na eleição. Seja candidato ou não. O eleitorado é fiel – 30% dele está disposto a votar num nome indicado por Lula.” Esperava-se que a prisão ia ter impacto, um reordenamento. Mas não houve.”

TAGS