PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

"Cid tem a preferência", diz Figueiredo sobre Senado

2018-06-18 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Com a defesa de Cid Gomes (PDT) de candidatura única ao Senado Federal pelo grupo do governador Camilo Santana (PT), o deputado federal André Figueiredo (PDT), que postulava vaga de senador, recuou e disse ontem ao O POVO que a “preferência” é do ex-governador.


“O Cid, evidentemente, tem a preferência de ser o candidato ao Senado. A lembrança ao meu nome é bondade dos companheiros de luta, de muitos anos de luta. Mas continuo na minha caminhada buscando reeleição a deputado federal”, disse durante ato de reinauguração da estátua de Leonel Brizola, na Travessa Crato, no Centro da Capital, na manhã de ontem.


A declaração do presidente estadual do PDT ocorre dias depois de Cid defender publicamente apenas uma candidatura ao Senado. A segunda, confirmada por interlocutores do Palácio da Abolição, seria reservada ao senador Eunício Oliveira (MDB), em uma aliança indireta. Figueiredo, no entanto, lembrou que a convenção estadual só deve ocorrer no dia 5 de agosto e que “daqui pra lá muita água vai rolar”.


Em questionamento feito pelo jornalista e colunista do O POVO, Eliomar de Lima, o deputado evitou comentar sobre Eunício, que deve sair candidato à reeleição em nome do governo. O emedebista, inclusive, tem defendido, indiretamente, o nome de Ciro Gomes (PDT) para a Presidência da República.

No evento, Figueiredo voltou a afirmar que o PSB é prioridade na aliança com Ciro para a chapa presidencial. Ele se mostrou satisfeito com a declaração do ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), que afirmou que o partido está mais próximo de fechar com o PDT do que com o PT.

“Márcio Lacerda é amigo do Ciro. Os companheiros do PSB (na Câmara dos Deputados) em quase totalidade há o desejo de compor com o Ciro, e Márcio Lacerda seria um vice muito bom para o Ciro”, reforçou o dirigente do PDT no Ceará.


André, por outro lado, destacou que a aliança com o PSB “não afasta a possibilidade de compor com partidos de centro”. “Para o Ciro ganhar a eleição e governar, sabemos que temos que compor, mas sem abrir mão dos princípios”, afirmou.


Além de Figueiredo, estiveram presentes no ato de homenagem a Brizola o vereador Iraguassu Filho (PDT), o ex-vice-prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda, e militantes do PDT. O evento contou com discursos a favor de Ciro e em defesa da agenda progressista. A estátua havia sido entregue à Cidade em junho do ano passado, mas teve um dos braços furtados. O monumento passou por restauro para o ato político.

Wagner Mendes

TAGS