PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PT quer bloquear movimento de governadores por Plano B

2018-05-21 01:30:00

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, tem reunião marcada com os cinco governadores do partido nesta quarta-feira, 23, para reafirmar o posicionamento da sigla de manter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato. O encontro pretende estancar movimento dos chefes do executivo em favor de um plano B.  

A movimentação de Gleisi também é uma reação às declarações do governador Camilo Santana que defendeu que o partido apoiasse a candidatura de Ciro Gomes (PDT), colocando o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) como vice.
 

Essa não foi a primeira declaração de um governador petista em direção contrária à manutenção da candidatura de Lula. Na últimas semanas, eles têm defendido internamente que o partido lance o quanto antes um plano B sob o risco de se isolar no processo eleitoral. O receio é de que esse isolamento repercuta na diminuição da bancada do partido no Congresso Nacional e também no número de estados governados pela legenda.
 

As declarações de Camilo Santana na última semana explicitaram o movimento dos governadores, que conta com apoio de outras lideranças petistas que acusam a direção de bloquear o debate interno sobre possíveis cenários eleitorais sem Lula.
 

A conversa teria sido uma das pautas da visita que Hoffmann fez ao ex-presidente Lula na última quinta-feira, 17. Após visitar o ex-presidente, a senadora ligou para quatro dos cinco governadores para informar que Lula havia reafirmado o interesse de se manter candidato. (Rômulo Costa, com agências)

TAGS