PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Governadores criticam privatização da Eletrobras e cobram diálogo com Temer

2018-05-19 01:30:00
NULL
NULL

 

DO JORNAL DO COMMERCIO PARA A REDE NORDESTE

[FOTO1] 

Os governadores de Ceará, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte divulgaram carta aberta intitulada “Em defesa do Federalismo e do Rio São Francisco”, ontem. No documento, o grupo, reunido em Pernambuco, reivindica maior apoio por parte do governo de Michel Temer (MDB) para o Nordeste e se declara contrário à privatização da Eletrobras.

“É uma carta em favor do Nordeste e do Brasil também. Uma carta que coloca pontos fundamentais de atenção no âmbito federativo, pois queremos discutir.
As questões que atingem a população afligem os governadores de todos os estados brasileiros.”, afirma o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Em entrevista após o encontro, Câmara classificou o Nordeste como uma região penalizada. “O Nordeste é uma região que fez seu dever de casa, que tem sido penalizado nos últimos anos pela ausência de crédito. Todos os nossos estados são pouco endividados e não têm acesso a crédito para fazer investimentos”, diz.

 

Na carta, os governadores criticam a “adoção de manobras regimentais para encurtar” o debate sobre a privatização da Eletrobras. “O que vai acontecer é a privatização do rio São Francisco, da vazão da água, e isso vai afetar milhares de famílias nordestinas que têm hoje”, destacou o chefe do Executivo de Pernambuco.

 

Caso o PT e o PSB fechem acordo para tentar garantir a reeleição do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), os socialistas devem realmente ter uma vaga na chapa majoritária do petista.

 

“Quem tem que falar sobre isso e participar dessa decisão são as direções dos partidos, mas acredito que sim (sobre possibilidade de acordo). O PSB é um partido importante, e, no caso de Minas, tem uma liderança popular muito reconhecida, que é o ex-prefeito Márcio Lacerda”, disse Fernando Pimentel ontem, durante encontro em Recife.

 

Para que o pacto entre os dois partidos se efetive, o PSB precisa desistir de lançar a candidatura de Márcio Lacerda ao governo mineiro para apoiar Pimentel. Em troca, o PT abriria mão de disputar os governos de Pernambuco e da Paraíba.

 

Nesses estados, a sigla apoiaria a reeleição do governador Paulo Câmara e de João Azevêdo, ambos do PSB. Dessa forma, o PT limaria a candidatura de Marília Arraes e não lançaria nome próprio na Paraíba. “Nós temos muito interesse em fazer uma aliança com o PSB em Minas e eu sei que o PT aqui tem possibilidade de articular uma aliança com o governador Paulo Câmara, mas essa é uma questão que quem vai decidir são as direções partidárias”, destacou Pimentel.

 

Dirigentes do PSB acham que tirar Lacerda da disputa será mais fácil. A ele será oferecida vaga de senador na chapa de Pimentel. Outra alternativa é o PSB indicá-lo como vice na chapa do presidenciável Ciro Gomes (PDT).

 

TAGS