PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Álvaro Dias e Flávio Rocha negociam aliança e admitem coalizão mais ampla

2018-05-08 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

O senador Álvaro Dias (Pode-PR) e o empresário Flávio Rocha (PRB), pré-candidatos à Presidência da República, negociam aliança. Os dois visitaram juntos a Apas Show, feira da Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo. Ambos defenderam alianças para as eleições de outubro diante de quadro fragmentado de pré-candidatos. Enquanto Álvaro Dias defendeu uma união de candidatos fora do quadro MDB-PSDB, Flávio Rocha diz ser favorável a aliança “de Alckmin a Meirelles”. Os dois admitiram a possibilidade de abrir mão da cabeça de chapa em favor de uma união.

 

“Eu não sei se há possibilidade, há desejo. Gostaria que se estabelecesse convergência”, disse Álvaro Dias, quando questionado sobre as conversas com Flávio Rocha. Os dois andaram por estandes da feira lado a lado. No domingo, o empresário participou de encontro com lideranças do Podemos e já havia se reunido em outro momento com o senador paranaense.

 

Dias, por sua vez, disse que Rocha tem uma “grande experiência empresarial” que pode ser útil na atividade pública. “Se nós pudermos reduzir o número de candidatos, vamos qualificar melhor o debate”, disse o senador. Ele reforçou a defesa por uma aliança que “rompa com o sistema atual” e afastou a intenção de ter na negociação o PSDB, que lançou o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como pré-candidato. “O PSDB representa um sustentáculo desse sistema que eu combato”, declarou Dias.

 

O senador revelou que o Podemos já conversava com o PRB antes de Flávio Rocha se apresentar na disputa. Para ele, é possível agregar outros partidos. “Certamente até a convenção alguns nomes não serão mais postulantes”, citou. Para o senador, o critério de definição da cabeça de chapa deve ser em torno da intenção de voto e do índice de rejeição registrados em sondagens eleitorais. “Abro mão (da cabeça de chapa) se alguém estiver bem posicionado e assumindo essa proposta de refundação da República”, disse.

 

Cerca de 15 minutos antes de se encontrar com Álvaro Dias, Flávio Rocha confirmou a negociação com o Podemos. Ele defende, no entanto, uma aliança “mais ampla possível”, citando o DEM, o Podemos, o MDB, o PSDB e o PSC.

 

“Eu topo essa união do centro”, declarou, destacando que o cabeça de chapa deve ser escolhido conforme o nome que estiver melhor colocado nas pesquisas entre final de julho e início de agosto. “Eu estimulo esta solução porque acredito, pelo andar da carruagem, (que) nós temos o maior espaço para crescer. Assumido esse compromisso, eu aceitaria até a remota possibilidade de um resultado adverso que me tirasse da cabeça de chapa”.

 

As declarações de Dias e Rocha ocorrem após o presidente Michel Temer e Alckmin abrirem canal de diálogo para uma possível aliança entre MDB e PSDB.

Agência Brasil

 

 

TAGS