PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Alckmin: conversa com PSD está indo bem e caminha para boa aliança

2018-05-03 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
O ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), admitiu ontem que as conversas com o PSD para uma coligação na futura chapa caminham para a formação de uma aliança entre os partidos.

 

“As conversas estão indo bem, o PSD é um partido grande e está caminhando bem para uma boa aliança”, disse Alckmin durante visita à 25ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

 

Ontem, na mesma feira de agronegócios, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, fundador e presidente de honra do PSD, afirmou que, em consulta interna, ampla maioria do partido defende uma coligação e que essa aliança seja com o PSDB de Alckmin.

 

“Em breve vamos anunciar, mas temos uma meta de dobrar a renda do brasileiro. Para isso, é preciso um conjunto de medidas e precisamos construir consenso em torno de um grande projeto. É importante ter aliança, ganhar a eleição e fazer um grande governo”, afirmou Alckmin.

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) aceitou convite de Geraldo Alckmin para integrar a equipe que vai formular o plano de governo do tucano para a educação. Ministro da área na primeira gestão do petista Luiz Inácio Lula da Silva e candidato à Presidência em 2006 pelo PDT, Cristovam já tem uma proposta para a campanha de Alckmin: a federalização do ensino municipal

“Vou apresentar dois conjuntos de sugestões. Um deles é o Governo Federal adotar a educação de algumas cidades brasileiras que não têm condições de dar boa educação para suas crianças. É a federalização da educação municipal, mas de forma voluntária”, afirmou. A segunda proposta é criar programa federal para formar gestores e diretores de escolas públicas.

 

Já fazem parte da equipe do presidenciável do PSDB o economista Persio Arida, como coordenador da área econômica, e o sociólogo Luiz Felipe D’Ávila, que participa da coordenação na área social. Segundo interlocutores do ex-governador, a ideia no PSDB é chamar também quadros de outras siglas e montar uma equipe pluripartidária para formular o programa de governo de Alckmin.

 

A reportagem apurou que Alckmin pretende dar destaque ao Nordeste e elaborar plano específico para a região. Os tucanos estão preocupados com o desempenho de Alckmin nos estados nordestinos, que somam 26,3% do eleitorado. O ex-governador quer extrapolar a defesa da manutenção do Bolsa Família.

Agência Estado

 

PESQUISA

Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 15 de abril, Geraldo Alckmin apareceu, no melhor dos nove cenários avaliados pelo instituto, com 8% das intenções de voto, atrás de seus principais adversários.

 

PRESSÃO

O desempenho do tucano na última pesquisa foi apontado como mais um fator de pressão sobre o candidato, que ainda depende de convencer e atrair aliados para alavancar a candidatura.

 

TAGS